O primeiro foguete comercial lançado a partir do Brasil explodiu pouco depois de deixar o solo. O disparo ocorreu às 22h13 dessa segunda-feira (22), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Continua depois da publicidade

A aeronave é fabricada pela Innospace, empresa da Coreia do Sul. Batizado de Hanbit-Nano, o lançamento do foguete era parte da Operação Spaceward 2025, parceria da Força Aérea Brasileira (FAB) com a companhia asiática e com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). Além do foguete, parte da base de lançamento também pegou fogo.

A responsabilidade do lançamento é da Innospace. A FAB e a AEB prestam apoios de logística e comunicação, mas a tecnologia e toda a operação de disparo foram feitos pela empresa sul-coreana.

Até o momento, não houve comunicado por parte da empresa Innospace ou da FAB sobre o que causou a explosão.

A decolagem ocorreu conforme esperado. Mas, poucos segundos após o lançamento, parte do foguete pegou fogo e, em seguida, a aeronave explodiu. Não se tem imagens claras do momento exato da explosão. As nuvens prejudicaram a visibilidade das imagens da Innospace, que transmitia o evento ao vivo pelo Youtube.

Continua depois da publicidade

Foguete não era tripulado

O Hanbit-Nano não era uma aeronave tripulada, então não houve mortos ou feridos na explosão. Durante a transmissão, a Innospace deixou uma mensagem na tela dizendo que a equipe responsável pelo lançamento encontrou uma anomalia durante o voo. Após isso, a transmissão foi encerrada.

Imagens do lançamento