O Aston Martin Valhalla está em fase de validação final antes do início da produção, previsto para o segundo trimestre de 2025, com testes realizados na Idiada, na Espanha, e em vias públicas do Reino Unido.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Veja mais notícias e análises sobre o mundo dos carros

Dois protótipos do Valhalla, um nas cores verde Podium e outro jade Verdejante, estão em testes na pista da Idiada, focando em circuitos de alta velocidade e manuseio em diferentes condições de piso.

Estão sendo realizadas calibrações finais da direção, aerodinâmica ativa e sistema de freios térmicos, com a supervisão de engenheiros da Aston Martin e do piloto Darren Turner.

Continua depois da publicidade

Um terceiro carro, na cor prata Cintilante Acetinado, está calibrando os amortecedores em estradas do Reino Unido.

Potência e torque impressionantes

Simon Newton, diretor de desempenho e atributos de veículos Aston Martin, destaca que a largura de banda dinâmica do Valhalla oferece novas oportunidades no desenvolvimento, com um trem de força híbrido que gera 1.079 cv de potência e 112 kgfm de torque, assegurando desempenho extremo.

Para proporcionar uma experiência de supercarro tanto na estrada quanto na pista, foi necessário um trabalho intenso na integração da aerodinâmica ativa e dos sistemas de controle.

Veja imagens dos modelos

Continua depois da publicidade

4 vezes pela “primeira vez”

O Aston Martin Valhalla é o primeiro supercarro da marca britânica com motor central em produção em série, além de ser o primeiro híbrido plug-in e o primeiro com autonomia dedicada para veículos elétricos.

O superesportivo também utiliza pela primeira vez um motor V8 biturbo de 4 litros com virabrequim plano, o mais potente já instalado em um Aston Martin, e conta com uma nova transmissão de dupla embreagem (DCT) de 8 velocidades que inclui um motor elétrico e um diferencial traseiro eletrônico.

O modelo também apresenta motores duplos no eixo dianteiro, que melhoram a vetorização do torque e o sistema de tração integral.

O Valhalla é um supercarro da Aston Martin Performance Technologies, que combina metodologias da Fórmula 1 com um design impressionante e excelente dinâmica de condução. A produção será limitada a 999 unidades e está prevista para iniciar no segundo trimestre de 2025.

Continua depois da publicidade

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia também

Renault escolhe nome para o próximo SUV brasileiro

Salão do Automóvel de Xangai reserva novidades para o Brasil