O Salão do Automóvel de Xangai em sua 21ª edição, que vai até 2 de maio, ganha relevância global apresentando lançamentos de montadoras chinesas e internacionais.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Veja mais notícias e análises sobre o mundo dos carros
As principais fabricantes mostram novos modelos, evidenciando a forte competitividade no mercado automotivo da China, onde fabricantes locais representam cerca de dois terços das vendas.
A BYD lidera as vendas de veículos elétricos, superando a Tesla e expandindo sua rede de carregamento. Enquanto isso, montadoras como Volkswagen e GM enfrentam desafios devido à crescente concorrência e tarifas complicadas para exportação.
Continua depois da publicidade
A competição entre montadoras tradicionais e chinesas aumenta, com fabricantes locais adaptando-se rapidamente às novas demandas, especialmente por veículos elétricos. O evento conta com mais de 100 estreias mundiais e a participação de quase mil empresas de 26 países.
Fique de olho nesses carros
A JAC Motors está presente em Xangai destacando a versão híbrida da picape Hunter e o sedã ultra luxo Maextro S800, desenvolvido em parceria com a Huawei.
A versão híbrida plug-in da picape média Hunter, que foi lançada no Brasil no final do ano passado com motor turbodiesel, será introduzida na China em breve, oferecendo 523 cv de potência e autonomia só no modo elétrico que pode ultrapassar 100 km. Ela foi confirmada para chegar ao Brasil em 2026.
Já o Maextro S800 é um dos maiores sedãs produzidos em massa, possui dimensões impressionantes e inclui recursos como pintura bicolor, rodas de 20 polegadas e um sistema de condução semiautônoma nível 3.
Continua depois da publicidade
Apelidado de Rolls-Royce chinês, ele terá versões totalmente elétricas e com extensor de autonomia, variando de 523 cv a 1.006 cv, e já está em pré-venda na China, com previsão de entrega ainda neste ano, a um preço estimado de 1,5 milhão de yuans (cerca de R$ 1,2 milhão). Mas será só para chinês ver.
Veja imagens dos modelos
Nova marca vem aí
O grupo Geely vai introduzir a marca Lynk&Co no Brasil, com foco em SUVs híbridos a preços mais acessíveis que os da Volvo. A marca chinesa fará parte da operação da Zeekr na América Latina, que está planejando expandir sua rede de concessionárias e homologar veículos, com o lançamento previsto para a segunda metade de 2026.
O SUV compacto híbrido Lynk & Co 01, que utiliza a plataforma do Volvo XC40, é o principal modelo cotado, combinando um motor 1.5 turbo com um elétrico, resultando em 261 cv e autonomia elétrica de até 80 km. A Zeekr planeja ainda trazer o SUV elétrico 7X, que possui 645 cv e autonomia de 780 km.
Continua depois da publicidade
MG sob o comando da Saic
A britânica MG exibe no salão chinês o Cyber X, um SUV conceito elétrico com design quadrado, pintura fosca e faróis pop-up, criado pelo designer Jozef Kaba (ex-VW, Audi e BMW).
O veículo possui pilares A e B pretos, dando a aparência de teto flutuante, e seu cockpit e sistema multimídia foram desenvolvidos em parceria com a Oppo (fabricante de smartphones e famosa por suas tecnologias inovadoras).
Sob a propriedade da Saic Motor, a MG testa desde 2024 veículos no Brasil, indicando uma possível chegada da marca, com expectativas para o compacto MG4 EV e o SUV médio MG ES5.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia também
GM anuncia retorno de SUV ao Brasil, com repaginada interna e externa
Picape queridinha do agro movida a gás será destaque em feira do setor





