Camboriú deu um passo importante para entrar oficialmente na rota do balonismo no Sul do Brasil. Na manhã dessa quinta-feira (29), foi realizado o primeiro voo técnico de balão na cidade, etapa necessária para a obtenção da liberação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a prática da atividade.
Continua depois da publicidade
O balão decolou em um terreno no interior do município, permaneceu no ar por cerca de 30 minutos e realizou um pouso seguro ao final do trajeto, comprovando a viabilidade técnica e geográfica da região para a prática do esporte aéreo. A operação foi conduzida pelo balonista Rogério Daitx, presidente da Federação Gaúcha de Balonismo.
Com o processo de autorização em andamento, o município passa a estudar o balonismo como uma nova atividade voltada ao turismo e ao lazer. A iniciativa também abre caminho para a negociação e possível realização do primeiro Festival de Balonismo de Camboriú, ampliando o calendário de eventos e o potencial de atração de visitantes.
O presidente da Federação Gaúcha de Balonismo, Rogério Daitx, acredita que Camboriú reúne características naturais favoráveis, que podem posicionar a cidade como um novo polo de balonismo no Estado.
— Nós estudamos a cidade e a região há algum tempo para entender se, do ponto de vista geográfico e técnico, seria viável trazer o balonismo para cá. Com esse voo técnico bem-sucedido, entendemos que sim: há um alto potencial para desenvolver a atividade em Camboriú — declara.
O balonismo também é visto como uma oportunidade de fortalecimento turístico e cultural para toda a região. O prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, que acompanhou a organização do voo, destacou que grandes festivais do gênero já atraem milhares de pessoas em diferentes cidades do país:
— Temos em todo o Brasil e, especialmente aqui no Sul, grandes festivais de balonismo que reúnem milhares de pessoas. A paisagem de Camboriú e região também pode ser tomada pelo colorido dos balões no céu. Já temos projetos que, a partir dessa autorização, poderão sair do papel e contribuir para o fortalecimento do turismo local — afirma o prefeito.
Vice-prefeito promete novidades
Em publicação nas redes sociais, o vice-prefeito da cidade, Jozias Osmar, comentou sobre o voo de balão e antecipou que a cidade pode esperar por uma novidade muito em breve: “Em uma data bem próxima vamos trazer para Camboriú, o festival do balonismo”.
Continua depois da publicidade
O evento ainda não foi confirmado oficialmente, mas caso a atração seja definida, o anúncio deve ser feito através dos canais oficiais do município.





