nsc
    dc

    Respiradores

    Primeiros respiradores comprados pelo governo de SC chegam a Florianópolis

    Equipamentos foram recebidos no terminal de cargas do aeroporto por volta das 12h

    14/05/2020 - 11h17 - Atualizada em: 14/05/2020 - 18h33

    Compartilhe

    Por Guilherme Simon
    Respiradores
    Equipes da Deic chegam ao terminal de cargas para apreender primeiro lote de respiradores
    (Foto: )

    O primeiro lote com 50 respiradores comprados pelo Governo de Santa Catarina para tratamento de pacientes com Covid-19 chegou nesta quinta-feira (14) a Florianópolis. Os equipamentos foram importados da China e estão no centro de uma investigação que apura suposta fraude envolvendo empresários e agentes públicos.

    A carga foi recebida no terminal de cargas do Aeroporto Hercílio Luz por volta das 12h, segundo a assessoria de imprensa do Floripa Airport. A mercadoria passou pelo processo alfandegário antes de ser liberada. Segundo a empresa Veigamed, de quem o governo comprou os equipamentos, os 50 respiradores são do modelo Shangrila S510.

    Após a liberação, eles foram apreendidos por uma equipe da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). A apreensão da mercadoria foi decretada pela Justiça, que atendeu a um pedido do Estado, porque os modelos a serem entregues não correspondem aos contratados na dispensa de licitação.

    Os ventiladores, uma vez apreendidos pela Deic, vão ser submetidos à inspeção de técnicos de saúde para verificar se são adequados ao tratamento de pacientes com coronavírus.

    A compra de 200 respiradores da empresa Veigamed pelo Governo de Santa Catarina é alvo de investigação por conta de suposta fraude envolvendo empresários e agentes públicos.

    Entre os investigados, estão o ex-secretário da Casa Civil do governo Douglas Borba, que pediu exoneração do cargo no domingo, e o ex-secretário de Saúde Helton Zeferino, que deixou a pasta no dia 30 de abril.

    Os equipamentos foram negociados por R$ 33 milhões, com pagamento antecipado, e deveriam ter sido entregues inicialmente no dia 7 de abril. O caso veio à tona após reportagem do site The Intercept Brasil.

    Em nota, a empresa Veigamed informou nesta quinta que “já iniciou os trâmites burocráticos necessários para o embarque do segundo lote de 50 respiradores pulmonares invasivos Shangrila S510, com previsão de saída da China no próximo dia 17”. A empresa não informou o prazo para o envio dos outros respiradores.

    O lote com os primeiros 50 respiradores recebido em Florianópolis nesta quinta chegou ao Brasil na terça (12), no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo a empresa Veigamed, o transporte até Santa Catarina foi feito de caminhão-forte. Ao chegar em Florianópolis, a carga foi levada até o terminal do aeroporto para que fossem cumpridos os trâmites alfandegários.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Polícia

    Colunistas