Um princípio de incêndio atingiu uma das salas do Museu Casa Fritz Alt, em Joinville, por volta das 13h desta segunda-feira (12). As chamas iniciaram em uma caixa de energia. As obras presentes no cômodo foram salvas e vão passar por higienização e restauro nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Prefeitura de Joinville, um vigilante agiu rapidamente e, com o auxílio de extintores de incêndio, conseguiu controlar o fogo até que os Bombeiros Voluntários chegassem ao local.
Veja fotos
Somente uma sala foi atingida pelo fogo, que começou em uma caixa de energia. Devido à ação rápida, não houve danos nas oito obras de arte que estavam no local.
No momento do incidente, não havia visitantes no museu, já que o local é fechado às segundas. A prefeitura ainda confirmou que nenhum profissional ficou ferido.
Tanto as peças, quanto a casa que é sede do museu, passarão por limpeza e higienização nos próximos dias. A equipe técnica de infraestrutura da Secretaria de Cultura e Turismo também dará início ao processo de revisão e manutenção da rede de energia elétrica e estrutura no local.
Continua depois da publicidade
O museu, localizado no bairro Boa Vista, ficará fechado para manutenção, inclusive sem acesso ao jardim do local para a população em geral.
O município também reforçou que toda a documentação de Habite-se e preventivo contra incêndio estão em dia.
Importante artista alemão e “joinvilense”
Fritz Alt nasceu na Alemanha, em 1902. Por questões geopolíticas, migrou do país europeu ainda jovem, chegando ao Brasil em 1922. Fixou residência em Joinville depois de ter passado pelo Rio de Janeiro e São Francisco do Sul.
No município, passou a atuar como artista plástico. As obras podem ser vistas no Monumento ao Imigrante, que fica na Praça da Bandeira, no busto da Dona Francisca, na Rua das Palmeiras, e no mosaico da entrada da Biblioteca Pública Rolf Colin, além de outros lugares da cidade.
Continua depois da publicidade




