A Procissão Senhor dos Passos foi lançada oficialmente na manhã dessa terça-feira (27) na Capela Menino Deus, anexa ao Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis. Há 258 anos a Procissão do Senhor Jesus dos Passos mantém-se como uma das maiores festas de fé e de religiosidade popular de Santa Catarina. Este ano, o evento acontece nos dias 16 e 17 de março, cumprindo a tradição de realizar a procissão anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A expectativa dos organizadores é reunir mais de 60 mil pessoas nas celebrações de 2024. Este ano a Procissão também integra a programação oficial do aniversário de Florianópolis. A Guarda Municipal e Polícia Militar farão fechamento de ruas para garantir o bom andamento do cortejo e a segurança dos fiéis.

Programação da Procissão Senhor dos Passos

10/03/24
8h – Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

13/03/24
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

Continua depois da publicidade

14/03/24
9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

15/03/24
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

16/03/24
7h30 – Missa e Procissão do Carregador
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)
17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)
20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

17/03/24
9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
Local: Catedral Metropolitana
16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis
Local: Em frente da Catedral Metropolitana

Continua depois da publicidade

18/03/24
8h30 – Missa de Ação de Graças
Local: Capela Menino Deus do Hospital de Caridade

Pagadores de promessa

A partir do dia 11 de março, os fiéis que desejarem alugar as roupas como pagadores de promessa devem se dirigir à Capela Menino Deus, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O aluguel custa R$10.

História da Procissão Senhor dos Passos

A festividade se iniciou em 1766, dois anos após uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS) ter atracado na Ilha do Desterro, trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.

A Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006, e também tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde setembro de 2018.

Veja fotos da Procissão Senhor dos Passos

Continua depois da publicidade

A imagem

Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS). Em 1764, o barco que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766 foi realizada a primeira Procissão.
 
A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

Momentos importantes

Alguns momentos marcam a tradição, como as missas que iniciam 10 dias antes da tradicional Procissão, a cerimônia da Lavação da Imagem, realizada sempre na quinta-feira que antecede o evento, realizada por crianças de até 7 anos simbolizando a pureza e na sequência os adultos secam a imagem. A cerimônia prepara o Senhor Jesus dos Passos para a saída às ruas. Rito ocorre quinze dias antes da Sexta-Feira Santa. As crianças passam um pano embebido em água perfumada nos pés, rosto e mãos da imagem. Esta água perfumada e benta é distribuída entre as pessoas que a procuram para a cura de algum mal. Distribuição é feita na Capela Menino Deus. Além disso, a Procissão do Carregador, que é realizada no sábado de manhã, no sábado à noite, a Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores; e por fim, na tarde de domingo, a Procissão propriamente dita, que consagra o final dos festejos.

Lavação da imagem

Lavar a imagem faz parte dos preparativos para a maior manifestação religiosa de Santa Catarina, a Procissão do Senhor dos Passos. A lavação, tradicionalmente feita 15 dias antes da Sexta-feira Santa, é um dos pontos altos da programação da Procissão: consiste na lavagem da imagem do Senhor Jesus dos Passos por crianças com até sete anos de idade. Na sequência, os adultos entram em cena para secá-la e aproveitam para agradecer graças alcançadas ou fazer pedidos. A água utilizada na cerimônia é misturada com água benta e distribuída aos fiéis.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Oktoberfest Blumenau terá e-commerce de produtos oficiais da festa

Festa do Pinhão anuncia retorno de Luan Santana e estreia de Ana Castela no festival

Destaques do NSC Total