Realizada na última sexta-feira de novembro, a Black Friday movimentou R$ 9,3 bilhões apenas em 2024 — aumento de 10,7% em comparação ao ano anterior. Os dados da empresa Neotrust Confi indicam que os números devem crescer ainda mais neste ano. Com isso em mente, o Procon de Santa Catarina divulgou cinco dicas para aproveitar as compras com atenção.

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Como se planejar para Black Friday?

A primeira dica é planejamento. É essencial planejar os gastos de fim de ano, a fim de evitar dívidas e pagamento de juros. A recomendação é estipular um valor a ser gasto na Black Friday, sempre tentando fazer as compras com este valor. Importante: evite a euforia e o impulso. Mantenha o foco.

Devo comparar os preços da Black Friday?

A segunda dica é comparar os preços. Há cada vez menos lojas praticando fraudes durante a Black Friday, segundo o Procon. No entanto, é necessário ficar atento às liquidações “por metade do dobro” — classificadas como fraude. No auge do evento, é comum escolher o primeiro preço que aparenta ser justo, no entanto, é necessário comparar.

Quais os direitos do consumidor?

Válido apenas para compras à distância, o Direito de Arrependimento é previsto no Código de Defesa do Consumidor. O artigo permite que o cliente devolva o produto adquirido em até sete dias, a partir do recebimento. A opção foi criada em casos de arrependimento, por isso é recomendado acionar a loja nesses casos.

Qual o melhor meio de pagamento?

Para o Procon, o Pix se destaca como uma forma prática e econômica para aproveitar a Black Friday. O método evita o pagamento de juros em compras parceladas e permite negociar algum desconto com o fornecedor, no pagamento à vista. Além disso, é possível pesquisar lojas e instituições financeiras que ofereçam cashback — pequeno estorno do que foi gasto pelo cliente.

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Como saber se a loja é confiável?

Por último, é necessário saber em que loja o dinheiro será gasto. O órgão recomenda verificar se o site é legítimo, se trata-se de uma marca famosa, com credibilidade, etc. Caso não conheça a empresa, é recomendado fazer uma consulta no Ministério da Fazenda. Em dúvida, acione o Procon.

Como acionar o Procon de SC

  • Atendimento virtual Catarina – 48 3665 9046.
  • Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp.
  • Núcleo de Apoio ao Superendividamento – 48 3665 9068
  • Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.

O site do Procon está disponível para reclamações de pessoas que moram em cidades sem Procon municipal. Além disso, o Procon de SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis. Agende online seu atendimento.

*Sob supervisão de Luana Amorim