O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, uma das principais portas de entrada para o ensino superior, será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em quase todo o país (exceto nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, que terão datas diferenciadas por conta da COP30). Neste ano, a prova contará com 180 questões objetivas, além da redação, e poderá ser usada também para certificação do ensino médio.
Continua depois da publicidade
Uma das recomendações dos especialistas para os estudantes que buscam uma boa colocação no Enem é prestar atenção nos assuntos em alta, ou nos temas que mais se repetem no decorrer dos anos. O professor Leo, especialista em matemática, deixou um recado para os estudantes e trouxe um tema recorrente nas avaliações: o trio da estatística.
— Um assunto que é clássico e todo ano aparece pelo menos uma questão sobre, é a parte de estatística. E estatística tem um trio que é muito famoso de ser cobrado — afirma o professor.
Ele explica que esse trio é formado pela média aritmética, moda e mediana. A média é obtida ao somar os valores e dividir pela quantidade de elementos. Já a moda corresponde ao valor que mais se repete em uma pesquisa. A mediana, por fim, é o valor central de um conjunto de dados organizados em ordem crescente ou decrescente.
Outro ponto de atenção, segundo o professor, é a geometria espacial. Ele comenta que, assim como a outra temática, é muito comum ver ao menos uma prova sobre esse assunto no Enem. Mas, ele reforça a necessidade de prestar atenção na prova, já que a geometria espacial tem muitas fórmulas.
Continua depois da publicidade
— É importantíssimo o aluno ir para a prova sabendo principalmente as fórmulas de volume mais básicas — alerta o professor.
Leo lembra, ainda, que o cálculo do volume de prismas e cilindros exige multiplicar a área da base pela altura. No caso de pirâmides e cones, a fórmula é a mesma, mas o resultado deve ser dividido por três. Para a esfera, o volume é dado por quatro vezes o valor de pi, vezes o raio ao cubo, dividido por três.
Estrutura e novidades do Enem 2025
O exame conta com provas nas quatro áreas de conhecimento – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática – além da redação, que pede um texto dissertativo-argumentativo sobre algum tema de relevância social, que varia todos os anos.
Entre as novidades desta edição, o Inep retomou o uso do Enem como forma de certificação do ensino médio. Para obter o certificado, o participante precisa ter 18 anos completos até a data da prova, alcançar ao menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.
Continua depois da publicidade
Outra mudança foi a inscrição simplificada para alunos de escolas públicas. Estudantes do 3º ano do ensino médio tiveram a pré-inscrição automática, e para finalizá-la, basta confirmar os dados e escolher o idioma da prova de língua estrangeira, que pode variar entre inglês e espanhol. Para esse grupo, a isenção da taxa de inscrição foi concedida de forma automática.
O Enem é critério de seleção para ingresso em universidades públicas, por meio do Sisu, além de permitir acesso a bolsas de estudo pelo Prouni e a financiamentos estudantis pelo Fies. Esse exame também é utilizado por instituições privadas de ensino superior em processos seletivos próprios.

