Falta pouco mais de um mês para o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que será aplicado em quase todo o país nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. A prova é uma das principais portas de entrada para o ensino superior, e por isso, estudantes já se preparam para ter um bom resultado.

Continua depois da publicidade

Na área de Ciências da Natureza, a disciplina de química costuma ser uma das mais desafiadoras, mas também previsíveis em relação aos conteúdos cobrados. A professora Cláudia, especialista na área, explicou os principais temas que podem aparecer entre as questões. 

— A prova de química é extremamente contextualizada e aplicada em situações reais, abrangendo conteúdos como combustíveis, alimentos, meio ambiente, saúde e resíduos — explica a professora.

Ela comenta que a área mais recorrente no exame é a de físico-química, com maior presença de tópicos como cinética, densidade, equilíbrio iônico, eletroquímica e termoquímica. Segundo Cláudia, questões sobre combustão, pilhas, eletrólise e a energia envolvida em reações são bastante comuns.

Além disso, a professora ressaltou que o exame costuma cobrar análise de gráficos, tabelas e dados experimentais. Já na química geral, Claudia detalha que a estequiometria é fundamental e, para um bom entendimento, é necessário ter bem estabelecidos conceitos de grandezas, como mol, massa, volume e número de moléculas. 

Continua depois da publicidade

Entre os conteúdos mais presentes sobre química ambiental, estão chuva ácida, efeito estufa, poluição por plásticos, tratamento de água e esgoto e descarte de lixo. Já na química orgânica, temas recorrentes envolvem biocombustíveis, reações de combustão e identificação de funções orgânicas.

Para os estudantes que estão se esforçando para relembrar dos detalhes, Cláudia dá uma dica fundamental. Segundo ela, a prova exige mais interpretação do que memorização de fórmulas. 

— A prova de Ciências da Natureza é extremamente longa e várias questões podem ser resolvidas somente com interpretação, sem necessidade de cálculos extensos. É uma prova de mais interpretação e aplicação do que de decoreba — conclui.

Enem 2025

Neste ano, o Enem seguirá a estrutura clássica, com 180 questões divididas em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Além disso, o exame também prevê uma redação dissertativo-argumentativa sobre um tema da atualidade, que é sempre disponibilizado durante a aplicação. 

Continua depois da publicidade

Em 2025, ainda, o exame voltou a ser utilizado para certificação do ensino médio. Para obter o certificado, o participante precisa ter 18 anos completos até a data da prova, alcançar no mínimo 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.

Outra novidade foi a inscrição simplificada para estudantes de escolas públicas. Alunos do 3º ano tiveram a pré-inscrição automática, precisando apenas confirmar os dados e escolher o idioma da prova estrangeira. A isenção da taxa foi concedida de forma automática a esse grupo.

O Enem segue como o principal caminho para acesso ao ensino superior, seja por meio do Sisu (universidades públicas), do Prouni (bolsas em instituições privadas) ou do Fies (financiamento estudantil).

Para saber mais, acesse o canal do Aulão do Enem.