Antes de mais nada, a remuneração não é tudo que precisamos considerar ao escolher uma profissão. Porém, é um grande diferencial para quem está tentando escolher uma carreira ou mudar de setor. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) demonstrou algumas das profissões com os melhores salários do Brasil em 2023.

Continua depois da publicidade

Então, se você quer conhecer a lista e entender melhor o que torna estas profissões tão requisitadas, confira o artigo que preparamos com todas as informações.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Dados importantes sobre o ranking

Primeiramente, precisamos trazer algumas informações básicas sobre o ranking, para que se esclareça melhor o cenário do mercado de trabalho. De acordo com o Portal Uol, a lista se baseou nas 126 profissões presentes na PNAD Contínua do IBGE. 

Continua depois da publicidade

Além disso, o filtro utilizado foram os trabalhadores com ensino superior completo e que recebem acima do salário médio da população, que é de R$ 2.836. O espaço temporal de comparação foi o segundo trimestre de 2012 com o segundo trimestre de 2023.

Apesar de serem os mais bem pagos, apenas 17 ocupações tiveram um aumento real na remuneração média. O que aponta uma desvalorização geral dos salários, mesmo nos mais requisitados. 

Apesar de não estar no top 5, os desenvolvedores de página de internet e multimídia tiveram o maior salto, com 91% de aumento na média com relação a 2012.

Continua depois da publicidade

As 5 profissões mais bem pagas do Brasil em 2023

Agora que alguns dados importantes de fora do ranking foram abordados, vamos trazer a lista em si e adentrar em cada um dos tópicos. Confira abaixo.

5º –  Engenheiros Mecânicos

Apesar de ter tido uma variação positiva de apenas 5%, a profissão de Engenheiro Mecânico segue sendo a 5ª mais bem paga do país. Muito disso acontece pois é um ofício onde ainda há muita demanda.

Esses profissionais podem atuar na indústria automobilística, no setor de Petróleo e Gás, na Indústria Naval e no setor público como fiscal na execução de contratos. E mesmo com todo esse leque de oportunidades, o número de diplomados nessa graduação é pequeno.

4º – Geólogos e Geofísicos

Geólogos e Geofísicos tiveram uma queda na média da remuneração de 20%. Mesmo assim, ainda continua sendo um mercado atrativo, com um salário médio de 10.011 reais. E especialistas ainda vêem a profissão em um bom momento.

Continua depois da publicidade

Em uma entrevista para o jornal O Globo, o pesquisador Felipe Tavares ressalta que menos de 20% do solo brasileiro foi mapeado. Portanto, ainda é do interesse de muitas empresas a exploração de minérios, buscando encontrar algo de extrema utilidade para a indústria.

3º – Médicos Gerais 

Apesar de ser uma das profissões mais desejadas e com mais formados, a medicina geral traz bons frutos em remuneração.  Além de se ter um investimento prévio de tempo e dinheiro bastante considerável, a demanda  por clínicos gerais em um país com as nossas dimensões é enorme.

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, cada Unidade Básica de Saúde (UBS) do Brasil é obrigada a ter no mínimo um médico geral. Portanto, a demanda por esse tipo de profissional é muito grande já no sistema público. Imagine com o sistema privado somado. O salário chega a ser de 11.022 reais.

2º – Matemáticos e Estatísticos

Decerto, essa é a profissão cuja remuneração mais valorizou de 2012 para cá. De acordo com o levantamento, o aumento médio para Matemáticos Atuários e Estatísticos aumentou 50%., recebendo em média R$ 16.568

Continua depois da publicidade

De acordo com o UOL isso vem do fato dessas profissões serem contratadas como gestores de risco financeiro e outras atividades importantes para a economia moderna.

1º – Médicos especialistas

Por fim, a profissão que fecha a lista como os graduados mais bem pagos do Brasil são os médicos especialistas. De acordo com a pesquisa, esse setor teve uma diminuição de 13% da remuneração média real. Mesmo assim ganham em média 18.475 reais.

As razões disso são semelhantes aos médicos gerais. Contudo, os especialistas são ainda mais requisitados, tendo em vista que muitas vezes existem apenas um ou dois especialistas em cada região.

Leia também

As joias e os relógios mais caros do mundo

A maior árvore do mundo e por que ela é tão gigante

Destaques do NSC Total