O que é um ser vivo gigantesco? Um jogador de basquete? Ainda pequeno. Uma girafa, que tal? Ainda dá para ser maior. Que tal a baleia-azul? Grande, mas ainda existe um ser que faz ela parecer pequenininha. Na natureza existem diversos estilos de árvores. As com mais folhas, as que com mais frutas, as mais volumosas, as coloridas e as gigantescas que parecem que chegam a tocar o céu.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Mas agora, qual é a maior delas? Vamos desvendar a maior árvore do mundo, mostrando sua localização, as razões por trás de sua impressionante estatura e outras curiosidades bem interessantes.
A árvore mais alta do mundo
Presente no Guinness Book, a árvore mais alta do mundo é uma sequoia gigante, a Hyporion. Em altura, ela pode alcançar os incríveis 115 metros, sendo o equivalente a 20 girafas uma em cima da outra ou um prédio com 40 andares. Ela está localizada ao norte da Califórnia, nos Estados Unidos e foi descoberta em 2006. É esperado que ela tenha, ao mínimo, 1000 anos de vida.
Continua depois da publicidade
A árvore mais volumosa do mundo
Contudo, a Hyporion não é considerada pelo livro dos recordes a maior árvore do mundo. Porque, quando levamos em consideração a biomassa total, a vencedora dessa batalha é a General Sherman, que também é uma sequoia. Ela pesa nada mais, nada menos que 1814 toneladas. É o peso de mais de 9 baleias-azuis juntas. A árvore ainda apresenta 82,6 metros de altura com 25,9 metros de diâmetro.
Uma monstruosidade em forma de árvore. Além disso, é esperado que ela tenha 2100 anos de idade nos dias atuais. Ela fica localizada no Parque Nacional das Sequoias, também na Califórnia, nos EUA.
Veja fotos de sequoias, conhecidas pela sua “grandeza”
Continua depois da publicidade
O que são as sequoias?
Essas árvores estão entre os maiores e mais velhos organismos vivos da Terra, o que justifica alcançar alturas tão imensas. Elas são gimnospermas e são familiares aos pinheiros. Por fazerem parte desse grupo, não produzem frutos e nem flores, isso quer dizer que suas sementes são “nuas. As sequoias podem viver por quase três mil anos.
Atualmente, é possível encontrar três espécies: sempervirens, giganteum e glyptostroboides. Uma característica da resistência da sequoia está nas suas raízes. Por ficarem próximas à superfície, elas conseguem se espalhar rapidamente e se conectar com outras sequoias, sendo uma rede de sustentabilidade entre elas.
Sua madeira é tão sólida e rígida, que a árvore consegue ser resistente a incêndios, pragas e variações de temperaturas. Contudo, ao mesmo tempo, isso faz com que ela seja alvo do desmatamento e exploração humana. Atualmente, a proteção das sequoias está entre as prioridades de grupos que cuidam da preservação da natureza.
Continua depois da publicidade
Elas são extremamente importantes para o bom funcionamento do ecossistema ao seu redor.
Além disso, controlar a erosão do solo, por conta do seu tamanho, são excelentes opções de proteção e sombra para animais que vivem na mesma região.
Leia também
Conheça a ilha brasileira “recheada” de cobras que tem visitação proibida
Os 8 animais mais raros do mundo