O programa Celular Seguro, que busca inutilizar e recuperar telefones roubados em todo o país, já teve 47,7 mil telefones cadastrados em Santa Catarina. No total, já foram feitos 2,4 mil alertas de bloqueios, sendo 680 por roubo, 921 por furto e 785 por perda.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os dados são atualizados até essa sexta-feira (4) e foram repassados à reportagem do NSC Total pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, que lidera o projeto. Nesta semana, o governo federal deu início ao envio de avisos a celulares que possuem restrição por terem sofrido registro de furto e roubo. A ideia é enviar mensagens para orientar pessoas que estejam com esses aparelhos.
Veja como se cadastrar no Celular Seguro
Os avisos chegarão por WhatsApp ou SMS com orientações para que quem estiver portando o celular devolva o aparelho em uma delegacia. A intenção é localizar quem comprou um telefone sem saber do episódio de furto ou roubo.
Continua depois da publicidade
Como a intenção é alertar e orientar quem possa estar com um celular roubado ou furtado sem saber, as mensagens não devem ter tom intimidador, como menções a possíveis processos por receptação, por exemplo.
Contatos de confiança
Uma das funcionalidades do aplicativo é o cadastro de pessoas de confiança que podem ser acionadas em caso de roubo ou furto do celular. Neste caso, a maioria dos catarinenses que se registraram no sistema de proteção a esses aparelhos optaram por cadastrar um contato de confiança: foram 40,1 mil registros em Santa Catarina.
Em todo o Brasil, o Celular Seguro já soma 2,6 milhões de usuários e auxiliou na emissão de 121 mil alertas de bloqueio de aparelhos desde o lançamento, em dezembro de 2023.
Como se cadastrar no Celular Seguro
- Baixe o aplicativo do Celular Seguro para Android ou iPhone (iOS)
- Faça o login com a conta gov.br
- Clique em “Registrar telefone”
- Selecione “Cadastrar telefone”
- Insira os dados do celular (número, operadora, marca) e, se quiser, uma pessoa de confiança
- Clique em “Cadastrar”
- Para indicar uma pessoa de confiança, clique em “Pessoas de confiança” na tela inicial e, depois, em “Cadastrar contato”. Insira os dados e confirme em “Cadastrar”.
Continua depois da publicidade
Leia também
Como será o aviso do programa Celular Seguro em aparelhos roubados, que começa nesta semana
Entenda a resposta da China ao tarifaço de Trump que causou disparada do dólar






