Joinville recebeu premiações internacionais importantes nesta quarta-feira (19) voltados à área da saúde. O Joinvasc, programa público de tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) de Joinville, foi eleito o melhor programa mundial de Valor em Saúde deste ano pela Value-Based Heath Care (VBHC) Prize 2021. 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O evento foi realizado na Holanda durante esta manhã e contou com transmissão online, diretamente de Amsterdã. O evento virtual foi acompanhado por integrantes do Joinvasc, que celebraram a dupla conquista.

– Para o nosso time, é o reconhecimento pelo esforço de muitas pessoas envolvidas no programa, ao longo dos anos de trabalho. O Joinvasc comprova que é possível fazer medicina de alta qualidade no sistema público de saúde, que é possível fazer melhor e obter bons resultados – comemora o neurologista Alexandre Longo, coordenador do Joinvasc.

> Fila de espera por UTI Covid chega ao pior momento desde abril no Norte de SC

Continua depois da publicidade

Destaques que levaram à premiação

Para o neurologista Alexandre Longo, dois importantes pontos do programa foram determinantes para a conquista do prêmio. O primeiro foi o estudo epidemiológico, que permite à Rede de Saúde de Joinville conhecer a realidade do AVC no município. Já o segundo foi a criação da Unidade de AVC no Hospital Municipal São José, onde é possível acompanhar todo o processo do paciente, desde o seu atendimento inicial até os tratamentos de reabilitação.

O reconhecimento garante, conforme o município, visibilidade ao programa e repercussão internacional entre especialistas. 

> Saúde de Joinville sugere inclusão de pessoas de 40 a 59 anos na vacinação prioritária contra a Covid

– Estamos colocando Joinville em evidência dentro de grandes gestores e formadores de opinião que são referências mundiais. O grande benefício do prêmio é tornar o nosso programa referência mundial sobre como fazer atendimento para AVC – completa o coordenador.

Continua depois da publicidade

Único representante da América Latina

Entre os 12 finalistas que disputaram a edição deste ano, o Joinvasc foi o único representante da América Latina e o único direcionado ao tratamento de AVC.

O prêmio Value-Based Health Care (VBHC) Prize é organizado pelo Decision Institute, da Holanda. A condecoração é realizada anualmente e reconhece iniciativas fundamentadas no valor em saúde e que conseguem entregar resultados aos pacientes.

> Joinville vacinou contra a gripe apenas 37% da meta na primeira etapa da campanha

O Joinvasc também conta com a parceria da Universidade da Região de Joinville (Univille), por meio do programa de pós-graduação em Saúde e Meio Ambiente, que colabora com os estudos de diversas variantes, como os custos associados e a variação da fibrilação, por exemplo. A coleta e a gestão dos dados que são realizadas por meio desta parceria são fundamentais para acompanhar a evolução do projeto.

Leia também: 

> Baleia diverte pescadores em São Francisco do Sul; veja vídeo

Destaques do NSC Total