A procura por veículos contemplados pela iniciativa do programa Carro Sustentável, do governo federal, cresceu 10% em Santa Catarina durante os últimos meses, segundo um levantamento da Webmotors Autoinsights, que acompanha mensalmente as oscilações nos preços médios e vendas dos veículos anunciados na plataforma.
Continua depois da publicidade
Durante os três meses desde o lançamento do programa, em 11 de julho deste ano, a ferramenta coletou dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, com base no número de buscas e visitas a esses veículos no estado.
De acordo com os dados, o Fiat Argo, nas versões contempladas pelo programa e disponíveis na plataforma, foi o modelo que obteve o maior crescimento de buscas e visitas no estado, com alta de 62% no acumulado dos três meses do programa, em comparação aos meses anteriores.
No ranking observado, o Volkswagen Polo teve um aumento de +22% e o Chevrolet Onix +19% também se destacou. O Hyundai HB20 (-4%), Renault Kwid (-4%), Fiat Mobi (-6%) e Hyundai HB20S (-6%) observaram redução no período.
Veja fotos de alguns dos modelos
Continua depois da publicidade
Programa Carro Sustentável
O programa Carro Sustentável é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que garante IPI Zero para automóveis mais econômicos, sustentáveis e com fabricação no Brasil.
Para Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, a iniciativa é positiva sob a perspectiva tanto do consumidor quanto da indústria automotiva.
— O automóvel é o segundo bem de maior valor para maior parte da população brasileira. Sendo assim, todas as iniciativas que forneçam suporte ao consumidor sob o ponto de vista financeiro nessa tomada de decisão são bem-vindas tanto para ele quanto para a indústria automotiva como um todo — explica o executivo.
Para se enquadrar na versão Carro Sustentável, os veículos devem atender a quatro critérios:
- Níveis de emissão de CO₂;
- Conter mais de 80% de materiais recicláveis;
- Ser fabricado no Brasil (com etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem no país);
- Se enquadrar em uma das categorias de carro compacto.
Continua depois da publicidade
O novo programa não deve reduzir as receitas do governo, já que veículos mais poluentes terão aumento de tributos. No Carro Sustentável, o desconto é no imposto cobrado.




