Representantes de entidades parceiras do programa Novos Caminhos e de serviços de acolhimento da Serra catarinense reuniram-se este mês para alinhar estratégias e fortalecer a atuação em 2025.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O encontro técnico apresentou o cronograma de oficinas e cursos previstos para o ano, além de discutir avanços nas áreas de empregabilidade, apoio psicossocial e qualificação profissional de adolescentes acolhidos institucionalmente.
Na Serra, o programa atua nos municípios de Lages, São Joaquim, Otacílio Costa, Bocaina do Sul, Correia Pinto, Anita Garibaldi, Bom Retiro, Campo Belo do Sul e Urubici.
A saúde mental dos adolescentes também foi pauta da reunião, com a manutenção de atendimentos psicológicos e previsão de novas ações.
Continua depois da publicidade
Atualmente, 37 jovens da região participam do programa, e muitos já estão inseridos em processos de qualificação e alguns atuando no mercado de trabalho, segundo o TJSC. Dos participantes, 20 estão aptos à profissionalização e oito frequentam cursos técnicos.
Uma das metas para este ano é ampliar a empregabilidade, por meio de visitas técnicas a empresas e sensibilização do setor privado para a contratação dos jovens.
O que é o programa
O Novos Caminhos, que iniciou em 2013, tem como objetivo garantir que jovens em situação de acolhimento tenham acesso à educação, formação técnica, cultura, lazer e suporte emocional.
Ele é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
Continua depois da publicidade
Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).
Leia mais
Safra da mandioca industrial deve superar 170 mil toneladas em SC; preços desagradam produtores
Organização que importava cocaína do Peru e da Bolívia para SC é alvo de operação da PF