nsc

publicidade

Meio ambiente

Projeto Limpeza dos Mares deve chegar à marca de 100 toneladas de lixo recolhido

Próxima etapa da ação acontece no domingo (8), na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos

03/09/2019 - 16h41 - Atualizada em: 03/09/2019 - 17h21

Compartilhe

Por Redação CBN Diário
Voluntários já recolheram mais de 99 toneladas de lixo do litoral
Voluntários já recolheram mais de 99 toneladas de lixo do litoral
(Foto: )

Os cuidados com o meio ambiente refletem o futuro do planeta e das próximas gerações. Pensando nisso, a Associação Náutica Brasileira (Acatmar) realiza no próximo domingo (8), na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, mais uma etapa do Projeto Limpeza dos Mares. A ação, que começou em 2014, busca conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a natureza e realiza mutirões para retirada de lixo dos mares, praias, lagoas e encostas.

Entre as 19 etapas já realizadas durante as seis temporadas desde sua criação, o Projeto Limpeza dos Mares já recolheu mais de 99 toneladas de resíduos no litoral. O lixo que pode ser aproveitado é encaminhado para reciclagem, o restante vai para o aterro.

— Vamos chegar à marca de 100 toneladas. Não sei se felizmente ou infelizmente — comenta a diretora de turismo e eventos da Acatmar, Michele Castilho.

Grupo de voluntários conta com mergulhadores que tem todo equipamento cedido pelo Projeto
Grupo de voluntários conta com mergulhadores que tem todo equipamento cedido pelo Projeto
(Foto: )

Além da limpeza nas praias, lagoas e costões, o projeto também retira lixo do fundo do mar e das lagoas. Entre os voluntários estão mergulhadores que auxiliam na retirada, principalmente, dos resíduos de pesca, que são os que mais matam os animais marinhos. Todo o equipamento é cedido aos voluntários.

— A gente já pegou, por exemplo, na reserva do Arvoredo, ali onde fica o navio afundado Lily, uma tonelada de rede de pesca por cima do Lily. Na Lagoa da Conceição, a gente encontrou muita roupa e garrafas long neck. Até televisão de plasma a gente tirou do canal da Barra.

Em média, 100 voluntários trabalham nas etapas, mas a expectativa para a próxima limpeza, que ocorre no domingo (8) na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, é de reunir ainda mais.

— Como é praia, o pessoal vai chegando. A gente está esperando entre 150 e 200 pessoas — comenta Michele.

O que: Projeto Limpeza dos Mares

Quando: domingo, dia 08/09

Onde: Praia de Palmas, Governador Celso Ramos

Mais informações em: www.limpezadosmares.com

Deixe seu comentário:

publicidade