nsc

Meio ambiente

Projeto Lontra convida voluntários de Florianópolis para Dia Mundial da Limpeza de Praias

A iniciativa será nas praias da Armação e Matadeiro, no Sul da Ilha, a partir das 9h

20/09/2019 - 15h41 - Atualizada em: 23/09/2019 - 07h01

Compartilhe

Por Redação CBN Diário
limpeza de praia
Milhares de voluntários vão recolher lixo em todo Litoral do Brasil neste sábado
(Foto: )

Neste sábado (21), o Projeto Lontra vai se juntar ao esforço mundial de limpeza de praias. Com base nos resultados de atividades semelhantes realizadas ao longo do ano, os 23 projetos patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental esperam coletar 12 toneladas de resíduos em 140 quilômetros de praias do Pará ao Rio Grande do Sul. Além da coleta e destinação correta do lixo, a ideia é mobilizar voluntários e disseminar informações sobre os cuidados com o meio ambiente.

A iniciativa do Projeto Lontra acontecerá nas praias da Armação e Matadeiro, no Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. Cerca de 100 pessoas participarão da atividade que tem previsão de início às 9h e terá como ponto de concentração a Ilha das Campanhas. Durante três horas, os voluntários percorrerão cerca de dois quilômetros, recolhendo todos os tipos de resíduos sólidos. Estima-se a coleta de aproximadamente 200 Kg. O projeto fica junto à Lagoa do Peri.

Segundo a ONU, estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha e a atividades econômicas como a pesca e o turismo. Pelo fato de os oceanos serem de fontes oxigênio e de alimentos, a poluição no mar também prejudica a saúde humana. Latas, copos, garrafas e outros materiais de plástico, chinelos, bitucas de cigarro, restos de petrechos de pesca e até agulhas são alguns dos materiais que descartados no lugar errado vão parar no fundo do mar.

O Projeto Lontra é uma iniciativa do Instituto Ekko Brasil (IEB) e tem como objetivo a conservação e recuperação da lontra, principalmente em ambientes marinhos. Tem como tripé de sustentação: conservação ambiental, pesquisa e sustentabilidade. Além da lontra neotropical (Lontra longicaudius), a iniciativa busca a recuperação e a conservação da ariranha (Pteronura brasiliensis).

Participarão da atividade de coleta de lixo, liderada pelo Projeto Lontra, diversas entidades locais, tais como: Escola de Surf da Praia do Matadeiro; Conselho Comunitário da Praia da Armação; Instituto Ilha do Campeche; Associação de Pescadores da Praia da Armação e Conselho de Segurança 271. Alunos de escolas básicas e escoteiros da região também juntarão forças na ação de preservação ao meio ambiente, além de ser um evento aberto ao público que queira participar.

Entre os outros projetos que realizarão atividades relacionadas com o Dia Mundial da Limpeza de Praias por todo o Brasil estão: Bichos do Pantanal; Coral Vivo; CO2 Manguezal; Mantas do Brasil; Pinípedes do Sul; Meros do Brasil; Tecendo as Águas; Tamar; Ilhas do Rio; Ponta de Pirangi; Uça; e Viva o Peixe Boi.

O Dia Mundial da Limpeza de Praias ocorre anualmente no terceiro sábado do mês de setembro. Em 2019, a data será celebrada no dia 21 de setembro. O objetivo é mobilizar as pessoas para o cuidado com a água e com as espécies presentes nos ecossistemas aquáticos e marinhos. Cerca de 17 milhões de pessoas em 158 países participarão destas atividades.

Todas as ações desenvolvidas no Dia Mundial da Limpeza de Praias estão de acordo com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que inclui os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As atividades de coleta de resíduos das praias têm como foco os ODS 6, 13, 14, 15 e 17, que tratam dos seguintes temas: água potável e saneamento; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; e parcerias e meios de implementação.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas