O Projeto Soul Jovem, desenvolvido pela Soul Cycles, tem contribuído para ampliar a formação de ciclistas brasileiros. A iniciativa oferece treinamento e competições no exterior, como uma forma de incentivar os atletas nacionais para o desempenho olímpico. 

Continua depois da publicidade

De acordo com a Soul Cycles, uma das principais montadoras de bicicletas esportivas e de lazer do Brasil, a iniciativa surgiu em um cenário de baixa valorização do ciclismo nacional, como uma forma de valorizar e incentivar o esporte. Ainda, o Soul Jovem busca criar oportunidades reais para atletas ingressarem no alto rendimento, com foco em resultados internacionais, especialmente em Olimpíadas. O objetivo é a formação de ídolos do esporte. 

Na primeira edição, os atletas participantes puderam participar de uma imersão na Bélgica, que é um dos principais berços do ciclismo no mundo. Foram selecionados para o programa cinco meninos e cinco meninas.

A estrutura envolve seletivas no Brasil, acompanhamento profissional em diferentes áreas e uma temporada de imersão no ambiente europeu, onde o ritmo competitivo é mais intenso. O projeto é itinerante e recebe ciclistas de todo o país. 

— Conseguimos reunir diversos atletas de todo o país, o que é bem bacana para a valorização do nosso esporte. Quando vemos a bagagem que eles trazem para o projeto, é muito recompensador — afirma André Maior, CEO da Soul Cycles. 

Continua depois da publicidade

O Soul Jovem identifica atletas em idade júnior e investe em desenvolvimento físico, técnico e mental (Foto: Divulgação)

Formação voltada ao alto rendimento internacional

O Soul Jovem identifica atletas em idade júnior e investe em desenvolvimento físico, técnico e mental. Esse modelo inclui acompanhamento de treinadores, nutricionistas e profissionais da área clínica, com avaliações constantes que determinam o avanço de cada participante.

Uma das etapas mais aguardadas é a temporada na Bélgica, país reconhecido pela tradição no ciclismo. A experiência coloca os jovens brasileiros em contato com competições que apresentam intensidade e volume superiores aos encontrados no país. A intenção é elevar a capacidade física e acelerar a adaptação ao padrão internacional.

Para o diretor de performance, Ronaldo Martinelli, a vivência fora do Brasil contribui para uma mudança cultural dentro da modalidade.

— A gente não tem um nível de competição que exija desses atletas no período de formação. E aí, quando eles competem na Europa, acabam sofrendo muito. Com o Soul Jovem, eles têm a oportunidade de praticar em um nível de competição diferente — destaca.

Continua depois da publicidade

A proposta final da iniciativa é preparar atletas para alcançar resultados Olímpicos e impulsionar o ciclismo nacional ao criar referências para novas gerações.

Seleção nacional mobiliza jovens ciclistas

A seletiva da edição mais recente, que aconteceu em 2025, registrou mais de 600 inscritos. No total, 40 participantes avançaram para uma etapa de dez dias com avaliações clínicas, testes físicos, análises de dados e acompanhamento psicológico. Por fim, o processo selecionou 10 atletas, cinco meninos e cinco meninas, que integram o grupo encaminhado para treinamento e competições na Bélgica.

O CEO da Soul Cycles ressalta a intenção de fortalecer a modalidade no país, para ampliar a base de talentos e o alcance do esporte. Ele destaca que o objetivo central é capacitar jovens que possam se tornar referências dentro do ciclismo brasileiro, o que contribui para o crescimento da modalidade e, por consequência, de todo o mercado ligado a bicicletas.

Entre os participantes, está Vitor Pompeu, de 21 anos, que viu no ciclismo uma possibilidade de independência e futuro no esporte.

Continua depois da publicidade

— O ciclismo de alguns anos pra cá deu uma caída em termos de investimento. A Soul Cycles tem contribuído para levantar a modalidade. Eu pretendo ser referência, e passar exemplo para outros atletas que vieram do mesmo lugar que eu — afirma o ciclista.

Outra atleta impactada pelo projeto foi Paula Finco, de 22 anos. A trajetória dela no esporte começou cedo, já que ela entrou na natação aos 5 anos. Mas o ciclismo sempre fez parte da rotina, por influência dos pais. Aos 12 anos, ela começou a pedalar com o pai por brincadeira, e não largou mais. 

— Acabei me apaixonando, abandonei a natação aos 15 e segui só no ciclismo desde então. O sonho sempre foi ser Atleta Olímpica, independente da modalidade, venho treinando e me dedicando para isso — conta. 

A formação competitiva da atleta veio rápido, e hoje ela coleciona oito títulos brasileiros, mais de 15 medalhas nacionais, participações em dois Jogos Pan-Americanos e convocações para outras duas seleções. Como forma de fortalecer ainda mais essa trajetória, ela participou da Soul Jovem e encontrou na experiência um divisor de águas. 

Continua depois da publicidade

— Pude respirar o verdadeiro ciclismo, entregar o melhor de mim, no melhor lugar e nas melhores condições. Agora sabemos que, apesar de termos bastante o que evoluir, o sonho não tá longe e nem é impossível — avalia a atleta. 

Jornada de preparação integra diferentes áreas

Durante o processo, cada atleta participa de avaliações técnicas que incluem medição de rendimento, testes como potência funcional, análises clínicas e acompanhamento psicológico. A intenção é selecionar jovens que atendam às exigências de desempenho impostas pelo calendário europeu e que possam desenvolver mentalidade competitiva necessária para eventos internacionais.

Com isso, o Soul Jovem busca fortalecer a base da modalidade no Brasil, criar oportunidades para jovens e estabelecer um caminho mais estruturado entre a iniciação e o ciclismo profissional.

Nova temporada com inscrições para atletas da categoria júnior

Para o próximo ano, a Soul Cycles já confirmou abertura de inscrições, que vão capacitar os ciclistas ao longo de 2026. A oportunidade é destinada exclusivamente à categoria Júnior e oferece ampla oportunidade para jovens que desejam competir em alto nível e alcançar desempenho olímpico. 

Continua depois da publicidade

Serão selecionados atletas de até 18 anos, já que o projeto visa a formação para o próximo ciclo olímpico. A proposta é oferecer a chance de ingresso no alto rendimento e apoio direto de uma empresa brasileira, que investe no talento de novos ciclistas.

Interessados podem se inscrever até o dia 20 de dezembro, através do site ou das redes sociais da Soul Cycles.