O brasileiro João Fonseca estreou, nesta terça-feira (28), com vitória no Masters 1.000 de Paris e emendou seu sexto saldo positivo seguido. Com o resultado, o tenista enfrentará o russo Karen Khachanov, ex-número 8 do mundo e atual 14. O próximo oponente do jovem revelou um truque para evoluir em quadra.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do tenista brasileiro
Segundo o ge, Khachanov é considerado um estrategista e tenta encontrar os defeitos dos adversários para chegar aos triunfos. O tenista russo revelou que usa os tabuleiros de xadrez para poder melhorar no esporte.
— Gosto de jogar xadrez para fazer o cérebro funcionar. Acho que quando você abre a cabeça e está realmente concentrado no jogo, você vê o campo muito mais amplo. Você vê os possíveis golpes que podem causar problemas ao oponente — disse o europeu.
Ao contrário do jovem brasileiro, de 19 anos, o atleta chega em um momento abaixo do esperado na carreira. Antes da vitória na primeira rodada de Paris, por 2 sets a 0 sobre o americano Ethan Quinn, Khachanov venceu apenas dois dos últimos sete jogos.
Confira a bolada milionária que o jovem brasileiro soma ao longo de sua carreira
Continua depois da publicidade
O russo vinha de quatro eliminações consecutivas em estreias (ATP 500 de Pequim, Masters 1000 de Xangai, ATP 250 de Almaty e ATP 500 de Viena). Apesar disso, aos 29 anos ele é dono de sete títulos, sendo quatro deles justamente em quadra dura coberta, condição encontrada no Masters 1000 de Paris.
Khachanov também se mantém bem posicionado no ranking por conta do seu retrospecto em competições importantes. Nesta temporada, ele foi vice-campeão do Masters 1000 de Toronto, no Canadá, em agosto.
Situação atual de João Fonseca
Pouco mais de 48 horas antes do atual torneio, o brasileiro conquistou seu primeiro título de um ATP 500, na Basileia, Suíça. João Fonseca superou, por 2 sets a 0, o espanhol Alejandro Davidovich Fokina (18º) e garantiu o maior feito de sua carreira.
Brasileiro revela promessa após título do ATP 500 da Basileia
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Com isso, o tenista de 19 anos deu um salto no ranking e se torna o 28º do mundo, sendo o 6º melhor brasileiro da história entre homens e mulheres. Já com a vitória desta terça, o jovem tenista vai somando 50 pontos em Paris.
Continua depois da publicidade
Assim, ele passa quatro adversários no ranking provisório, que já conta os pontos da semana, e assume a 24ª colocação no momento. O holandês Tallon Griekspoor, o italiano Luciano Darderi, o grego Stefanos Tsitsipas e o francês Ugo Humbert já estão fora da chave do Masters 1.000 e não podem passar o brasileiro.
Leia também
Confira a sede e equipes do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino 2025
Superliga Feminina 2025/26: Resultados dos jogos da 2ª rodada e classificação
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão
 
                                     
                            
                            









