A jornada da saúde começa desde o acompanhamento da gestação, por meio do pré-natal realizado pela mãe, e de pelo menos uma consulta prévia ao pediatra, para os primeiros esclarecimentos. Mas é após o nascimento do bebê que a vida começa a receber os cuidados concretos para o seu crescimento e desenvolvimento, de forma a garantir o bem-estar físico, mental e social em harmonia com a família e com o mundo à sua volta. Essa assistência especial recebe o nome de PUERICULTURA, que tem como metas monitorar a criança, dar orientações ao binômio mãe-filho e promover ações preventivas que irão repercutir positivamente em toda a sua trajetória, até a fase adulta e o envelhecimento.

Continua depois da publicidade

A pediatra Tiane Vieceli, cooperada da Unimed Grande Florianópolis, destaca que, para cumprir com essa grande responsabilidade, é indispensável o acompanhamento ser realizado pelo pediatra, pois a puericultura é uma área médica e o profissional que recebe formação para atender essa faixa etária é o da Pediatria, que tem uma ampla área de atuação. “A criança não é um adulto pequeno. Quem tem preparo para a imensidão de eventos que podem surgir na infância desde nascimento à adolescência é o pediatra”.

Nesse sentido, a médica ressalta a importância da relação de confiança que a puericultura proporciona entre o pediatra e os familiares da criança. “Quando estamos diante do início da vida, muitas são as dúvidas que deixam pais e responsáveis apreensivos, que buscam apoio e esclarecimentos com o profissional. Por isso, é fundamental uma relação empática e de confiança para o sucesso dessa parceria tão benéfica às crianças e suas famílias”.

Para completar, a Dra. Dra. Tiane Vieceli lembra que a puericultura vem evoluindo em seus cuidados, acompanhando as transformações da medicina e da sociedade. “O trabalho da puericultura pode iniciar na primeira fase de vida, mas seus resultados têm repercussão para sempre, desenvolvendo um ser humano no seu melhor”.

A arte de bem cuidar


Para o pediatra Edson Lemos, cooperado da Unimed Grande Florianópolis, a puericultura é a verdadeira “arte de bem cuidar”, capaz de propiciar uma infância com maior qualidade e crianças saudáveis. “Isso significa atuar para um crescimento físico e nutricional adequado, a manutenção da vacinação em dia, o desenvolvimento harmonioso. Além disso, é essencial incentivar os imensos benefícios de um ambiente familiar e social equilibrado, com afeto, segurança, estímulo e cuidados”.

Continua depois da publicidade

O médico destaca as missões da puericultura:

  • prevenção e correção de distúrbios nutricionais, visuais, auditivos, motores;
  • orientação permanente de vacinas;
  • busca incessante de cuidados com alimentação, sono, higiene, que a longo prazo minimizam riscos de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares;
  • alerta sobre a importância da brincadeira, do contato com o ar livre e da atividade física regular;
  • na adolescência, as orientações envolvem as mudanças corporais, emocionais e a velocidade de crescimento, sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis, uso das redes sociais e das drogas.

Principais cuidados


O Dr. Edson Lemos apresenta uma síntese dos cuidados nos primeiros anos de vida de uma criança.

Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento


As consultas regulares de puericultura servem para avaliar peso, altura, perímetro cefálico, pressão arterial etc. Avalia também os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor em cada faixa etária e atua, se necessário, em atrasos destes marcos. Importante também é acompanhamento com odontólogos, oftalmologistas e outras especialidades que possam ser necessárias.

Alimentação adequada


Importância do fortalecimento do vínculo mãe, filho, família, pediatra na fase do aleitamento materno é extremamente importante. Deve-se buscar aleitamento materno exclusivo até 6 meses e continuado até os 2 anos, se possível. A partir dos 6 meses, devem ser introduzidos alimentos naturais e com grande variação. Nesse quesito, as refeições em família são de extrema importância.

Continua depois da publicidade

Vacinação


Busca garantir que as crianças recebam todas as vacinas que têm direito, protegendo-as contra doenças que podem ser graves e até fatais. Além da proteção individual, a imunização adequada protege os que estão à volta e reduz a mortalidade infantil.

Estímulos, brincadeiras e minimização do tempo de telas


O pediatra também incentiva a criação de rotinas previsíveis de sono, alimentação e brincadeiras tornam as crianças mais saudáveis e bem humoradas. Com esses movimentos, elas aprendem com mais facilidade, melhoram o desenvolvimento cognitivo, motor e social, além da qualidade do sono.

Saúde emocional + Ambiente saudável e seguro

É preciso orientar e estimular:

  • Manter ambiente seguro com afeto e segurança emocional.
  • Ensinar com palavras e exemplos a criança a lidar com tristeza e frustrações.
  • Evitar humilhações e castigos físicos.
  • Observar sinais de tristeza, ansiedade excessiva, isolamento.
  • Com relação a riscos ambientais, muito cuidado com tomadas, fios elétricos expostos, escadas, janelas, piscinas.
  • Utilizar sempre as cadeiras veiculares de forma adequada e com cintos de segurança.
  • Manter sempre cuidados de higiene como banho, cortar unhas, escovação de dentes e manter sempre as mãos limpas.

Regularidade indicada de consultas


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam:

Continua depois da publicidade

  • Primeira consulta: ainda na maternidade ou até 7 dias de vida.
  • No primeiro ano de vida: 15 dias, 1 mês, 2 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses, 12 meses.
  • De 1 a 2 nos de vida: consultas a cada 3 meses.
  • De 2 a 5 anos: consultas a cada 6 meses.
  • Crianças acima de 5 anos: consultas anuais

Cooperativa médica tem foco na prevenção


A puericultura vai ao encontro das necessidades e anseios da Unimed Grande Florianópolis, uma cooperativa médica que atua com visão ampla da saúde. Com foco o para a prevenção, suas ações visam evitar as doenças e todo o prejuízo físico que elas acarretam, ajudando as pessoas a terem uma vida mais saudável e longeva. Por isso, a Unimed oferece uma gama de serviços voltados ao atendimento da criança na região, com uma ampla rede de cooperados e serviços de várias clínicas de especialidades voltadas ao atendimento infantil.

Na rede própria, tem o Pronto Atendimento Infantil 24 horas, inaugurado em 2007, para atendimento de emergência e urgência de crianças até 15 anos. O espaço oferece uma estrutura com consultórios médicos, sala de procedimentos e medicações, leitos de observação com monitorização, permitindo intervenções rápidas e especializadas para crianças.

Já o Hospital da Unimed, inaugurado em 2014, também tem uma estrutura voltada ao atendimento pediátrico: enfermaria, UTI pediátrica, centro cirúrgico, laboratório e centro de imagem. Possui equipes altamente qualificadas e treinadas para atendimento das crianças e adolescentes, contribuindo para o cuidado contínuo e abrangente da saúde, inclusive em quadros complexos e graves.

Continua depois da publicidade