Nenhuma escola pública de Santa Catarina ficou abaixo da 1000° posição no ranking de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Os dados fazem parte do Microdados do Enem por Escola, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa (Inep), na última terça-feira (8). A Secretaria de Estado da Educação (SES) afirmou que a menor visibilidade das escolas públicas do estado no ranking nacional está na baixa adesão dos alunos ao exame, mas que tem implementado ações estruturadas para qualificar o ensino fundamental e médio, além de recuperar aprendizagens e incentivar a cultura da avaliação

Continua depois da publicidade

O Enem é considerado uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas do exame permitem aos participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas ou fazer o financiamento de bolsas privadas.

Em Santa Catarina, o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Unidade Pedro II, de Blumenau, lidera o ranking das escolas públicas melhores avaliadas pelo exame. A instituição, que contou com 27 alunos no Enem 2024, ficou em 1203° na classificação geral, com uma média de nota de 645,56. 

A segunda escola melhor avaliada no Estado foi o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Unidade Osvaldo Aranha, de Joinville, na 2035° posição do ranking. A média de nota do local ficou em 628,32. 

Em Florianópolis, a E.E.B Feliciano Nunes Pires, foi a terceira escola pública melhor avaliada no ranking, na 2832° posição geral. A escola da Capital teve uma média de nota de 614,20. 

Continua depois da publicidade

Veja as melhores escolas públicas de SC, segundo o Enem 2024

  1. Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Unidade Pedro Ii – Blumenau – 1203°
  2. Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Unidade Osvaldo Aranha – Joinville – 2035°
  3. Eeb Feliciano Nunes Pires – Florianópolis – 2832°
  4. Eeb Teixeira de Freitas – Alto Bela Vista – 4231°
  5. Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires –  Lages – 4394°
  6. Eeb Pe Balduino Rambo – Tunápolis – 4750°
  7. Eeb Pe Izidoro Benjamim Moro –   Lindóia do Sul – 4947° 
  8. Eeb Arabuta – Arabutã – 5305°
  9. Eeb Ver Paulo Franca –  Ituporanga – 5318°
  10. CEDUP Padre Affonso Robl – São Bento do Sul – 5319°

O que diz a Secretaria de Estado da Educação

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (SED) informou ao NSC Total que o Enem não é a principal via de entrada para a maioria dos estudantes catarinenses, com exceção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), dos institutos federais e algumas outras poucas instituições universitárias.

“A natureza voluntária do exame, aliada a essa configuração, explica a menor adesão dos alunos catarinenses ao Enem e, por consequência, a menor visibilidade das escolas públicas do estado no ranking nacional”, diz trecho da nota. 

Veja a nota da SED na íntegra

A divulgação do ranking do Enem 2024 referente às escolas de Santa Catarina exige uma análise responsável e contextualizada. Mais do que números absolutos, o desempenho educacional deve ser compreendido à luz das particularidades do modelo de ensino do estado, dos desafios do período pós-pandemia e das estratégias em curso para qualificar o ensino fundamental e médio.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina possui uma das maiores redes de universidades comunitárias e privadas do Brasil, realidade que influencia diretamente a forma de ingresso no ensino superior. Nesse contexto, o Enem não é a principal via de entrada para a maioria dos estudantes catarinenses, com exceção da UFSC, da UFFS, da Udesc, dos institutos federais e algumas outras poucas instituições universitárias.

A natureza voluntária do exame, aliada a essa configuração, explica a menor adesão dos alunos catarinenses ao Enem e, por consequência, a menor visibilidade das escolas públicas do estado no ranking nacional.

Nos últimos anos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED) ampliou, significativamente, a política de acesso ao ensino superior. Destaque para os Programas Universidade Gratuita e Fumdesc, que já beneficiaram mais de 50 mil estudantes e estão contribuindo para transformar realidades: muitos dos contemplados são os primeiros de suas famílias a frequentar uma universidade. Como resultado, a taxa de transição direta do ensino médio para o ensino superior em Santa Catarina já registrou ampliação e segue em crescimento.

A SED também tem implementado ações estruturadas para qualificar o ensino fundamental e médio, recuperar aprendizagens e incentivar a cultura da avaliação. Um exemplo é o programa Qualifica SC, que nesta semana aplicou o primeiro de três simulados voltados à preparação dos alunos para provas como o Enem e o SAEB para mais de 128 mil estudantes da rede estadual”.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Inscrições do Universidade Gratuita vão ser checadas em menos de 24 horas

Estudante da Udesc Joinville revela curiosidades do estágio no Google