nsc
    santa

    Pandemia

    Apenas 6 cidades de SC não têm casos de coronavírus; veja quais são

    Pequenos municípios ficam nas regiões Norte, Oeste, do Vale e da Serra; confira

    22/07/2020 - 07h37 - Atualizada em: 23/07/2020 - 06h26

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    Matos Costa, Urupema, Barra Bonita, três das sete cidades de SC sem casos de coronavírus.
    Matos Costa, Urupema, Barra Bonita, três das sete cidades de SC sem casos de coronavírus.
    (Foto: )

    Lá se vão mais de quatro meses desde que a pandemia do novo coronavírus chegou a Santa Catarina. De lá para cá, 97,6% das cidades do Estado registraram pelo menos um morador infectado. Os 2,4% que sobram são de sete pequenos municípios espalhados por quatro das seis regiões do nosso território. Afinal de contas, quais são essas “ilhas” sem Covid-19 em SC?

    Atualização: no boletim divulgado nesta quarta-feira (22), o governo do Estado confirmou um caso em Chapadão do Lageado. Com isso, todas as cidades do Vale do Itajaí têm, pelo menos, um paciente infectado com a Covid-19.

    > 10 cidades para conhecer em SC — depois da pandemia, claro

    A maior de todas as cidades sem registro de um habitante infectado é Major Vieira, no Planalto Norte — perto da divisa com o Paraná. Por lá, os 8,1 mil habitantes (segundo estimativa do IBGE para 2019) têm escapado da pandemia mesmo estando próximos de cidades que somam muitos casos em relação à população, como Canoinhas (196) e Três Barras (222).

    No Vale do Itajaí, das 54 cidades que compõem a região, só ficou uma sem casos de coronavírus: Chapadão do Lageado. Com apenas 3 mil habitantes, o município tem uma economia voltada à agricultura — fumo, cebola, milho e feijão, por exemplo. É por isso que, segundo a prefeita Marli Kammers, a cidade escapa ilesa até agora, já que há poucos comércios e pouca circulação nas ruas.

    — Nós não fizemos nenhum decreto diferente do Estado. Alertamos a população, que entendeu a necessidade dos cuidados. Não optei por multar quem não usa máscara, preferi contar com o bom senso e tem dado certo. O segredo é o cuidado. Não há vacina, então o único remédio é a prevenção — disse, Marli, em entrevista ao Santa no início da última semana.

    Chapadão do Lageado, única cidade do Vale sem casos de coronavírus.
    Chapadão do Lageado, única cidade do Vale sem casos de coronavírus.
    (Foto: )

    > SC tem mais 44 mortes por coronavírus e 2 mil novos casos confirmados

    No Oeste, mais uma cidade: Barra Bonita, a 40 quilômetros da fronteira com a Argentina, é a menor de todas da lista de sete. Por lá, os 1,7 mil moradores estão cercados por uma região inteira com casos de coronavírus, já que todos os outros municípios têm, pelo menos, um morador que contraiu a Covid-19. Só para se ter ideia desse “isolamento”, a cidade mais próxima de Barra Bonita que também não registrou um caso da doença até agora é Matos Costa, no Norte, a 327 quilômetros de distância.

    > Ministro interino da Saúde visita SC para planejar combate ao coronavírus

    Na Serra Catarinense, são três cidades na relação: a congelante Urupema, que almeja ser a Capital Nacional do Frio, escapa ilesa com os 2,4 mil moradores até agora. O mesmo ocorre em Cerro Negro (3,1 mil habitantes) e Capão Alto (2,5 mil). Somadas, as sete cidades têm uma população de somente 23,4 mil pessoas — há mais do que o dobro de pacientes que se infectaram com o coronavírus em Santa Catarina do que o número de habitantes desses municípios.

    No Sul do Estado e na Grande Florianópolis, todas as cidades têm pelo menos um caso confirmado. Na região da Capital, a última foi Leoberto Leal — bem próximo do Alto Vale, com um paciente que testou positivo no último dia 13.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas