nsc
    santa

    Pandemia

    "O segredo é o cuidado", diz prefeita da única cidade do Vale do Itajaí sem casos de coronavírus

    A pequena Chapadão do Lageado é um dos 11 municípios catarinenses que não possuem moradores infectados até o momento

    17/07/2020 - 05h29 - Atualizada em: 17/07/2020 - 11h58

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Chapadão do Lageado, no Alto Vale
    Chapadão do Lageado, no Alto Vale
    (Foto: )

    A região do Vale do Itajaí abriga uma única cidade que ainda não tem nenhum caso confirmado do novo coronavírus, conforme dados do governo do Estado desta quinta-feira (16). Chapadão do Lageado, no Alto Vale, continua longe das estatísticas preocupantes de contaminação que já atingem 284 dos 295 municípios catarinenses. 

    > Kit Covid-19 é distribuído em Santa Catarina

    > Clique aqui para receber as últimas notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp. Chapadão do Lageado tem pouco menos de 3 mil moradores, estima o IBGE. Para a prefeita Marli Kammers, como a cidade não possui muito comércio e as pessoas trabalham predominantemente em casa, nas lavouras, a circulação pelas ruas é menor, o que dificulta um possível contágio. 

    Por outro lado, a falta de opções locais faz os moradores buscarem cidades maiores para as compras, como Ituporanga e Rio do Sul. Mesmo não havendo a determinação, a maioria só sai da residência com a máscara no rosto.

    — Nós não fizemos nenhum decreto diferente do Estado. Alertamos a população, que entendeu a necessidade dos cuidados. Não optei por multar quem não usa máscara, por exemplo, preferi contar com o bom senso e tem dado certo — comemora Marli.

    > Série de choques de pássaros contra vidros, em Blumenau, impressiona especialistas

    Ao olhar o avanço da Covid-19 em diversos estados do país, é possível perceber que a tendência é que o vírus tarde a chegar a cidades menores, que normalmente ficam mais isoladas por serem do interior. 

    De qualquer forma, outros pequenos pontos da região já não contam com o privilégio de não ter ao menos um infectado confirmado, já que a pandemia afeta 96% de Santa Catarina.

    > Prefeito de Itajaí defende protocolo com ivermectina: “não podemos ficar vendo a banda passar”

    Em Chapadão, pessoas com sintomas gripais são testadas e acompanhadas pela equipe das duas unidades de saúde do município. Marli está otimista e acredita que se os cuidados continuarem, a Covid-19 não terá espaço na pequena comunidade:

    —O segredo é o cuidado. Não há vacina, então o único remédio é a prevenção — finaliza. 

    > Sete regiões estão em nível gravíssimo de risco para coronavírus em SC; veja quais são

    Duas cidades entram para a lista de casos de Covid-19

    Nesta quinta-feira, Doutor Pedrinho e Presidente Nereu entraram para a lista de municípios com ao menos um caso da doença. Além disso, foram mais sete óbitos confirmados em Ascurra, Barra Velha, Camboriú, Itajaí, Navegantes e Timbó. Em todo estado são mais de 9,2 mil infectados em tratamento, 588 mortes e 49,7 mil diagnosticados.

    > Ministério Público abre inquérito para investigar instalação de UTIs em Rio do Sul

    Entre as cidades da região com os maiores números estão Blumenau (3.257), Balneário Camboriú (3.106) e Itajaí (2.498), ainda de acordo com dados estaduais. Clique aqui para ver os números atualizados.

    > Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em SC

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas