A equipe da novela portuguesa “Terra Forte“, da emissora TVI, finalizou nesta semana as gravações em Santa Catarina. A produção ainda será concluída em Portugal, onde fará filmagens em estúdio, de acordo com informações do governo estadual. A previsão de estreia é para o último trimestre do ano.

Continua depois da publicidade

Durante cerca de 15 dias, a equipe gravou cenas em vários pontos turísticos de Florianópolis, como a Ponte Hercílio Luz e os bairros Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, de origem portuguesa. Também houve gravações no aeroporto, na Barra da Lagoa e no Pântano do Sul.

A novela se passa na Ilha das Flores, nos Açores, e em Santa Catarina. A trama, assinada por Maria João Costa, acompanha Flor (Benedita Pereira), dada como morta no Brasil, que ressurge nos Açores após 20 anos revelando que alguém tentou matá-la. Ela reencontra Sammy (José Fidalgo), seu antigo amor, agora casado com sua melhor amiga, Maria de Fátima (Rita Pereira), que manipulou todos para herdar o império da família. (veja a sinopse completa abaixo)

A novela produzida pela Plural Entertainment será exibida na TVI em parceria com a plataforma de streaming Prime Video. O folhetim terá 200 capítulos, exibidos durante 10 meses, em mais de 90 países.

A presença de Santa Catarina na produção é resultado de uma articulação da Secretaria de Estado do Turismo, e conta com o apoio da Fundação Cultural Badesc na promoção do Estado como cenário de grandes projetos audiovisuais, de acordo com o Governo de Santa Catarina. A iniciativa busca impulsionar o setor criativo, fortalecer a imagem catarinense no exterior e posicionar o Estado como destino turístico de excelência.

Continua depois da publicidade

— Ter a novela Terra Forte com locações em Santa Catarina é uma vitrine internacional fantástica para o nosso estado. Estamos trabalhando há um tempo nesse projeto e vê-lo sendo concretizado é motivo de grande alegria. É a oportunidade perfeita para mostrar ao mundo as belezas e a diversidade do nosso turismo e nossa rica cultura — disse a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif.

Veja fotos dos bastidores da novela em SC

Veja a sinopse completa de Terra Forte

Dada como morta no Brasil, Flor ressurge na Ilha das Flores, Açores, quase vinte anos depois, trazendo consigo uma revelação que pode mudar tudo: alguém a tentou matar anos antes em alto-mar. Razão do seu desaparecimento.

Nos Açores, Flor reencontra Sammy, o homem que nunca a esqueceu, apesar de ter casado com a sua melhor amiga de infância, Maria de Fátima, filha de uma empregada da casa, que cresceu do seu lado como irmã. Para ele, vê-la viva é um choque avassalador. O amor entre eles continua forte, mas o tempo os separou — e agora Flor tem um marido e uma família a quem quer ser leal. Para Sammy, lidar com seu regresso é tão doloroso quanto inevitável, pois as feridas do passado ainda sangram.

Determinada a descobrir a verdade e a fazer justiça, Flor parte para Florianópolis, a cidade fundada por açorianos séculos atrás e que agora se torna o palco de um acerto de contas a três gerações. Lá, encontra um cenário transformado: Maria de Fátima, sob uma nova identidade, controla o império que um dia pertenceu à sua família (império este que o seu pai já havia roubado ao pai de Sammy, seu antigo noivo).

Continua depois da publicidade

Astuta e ambiciosa, Maria de Fátima soube manipular cada peça do jogo para se tornar intocável. Conseguiu fazer com que a família de Flor a adotasse depois da sua “morte”, casar com o noivo da melhor amiga e tornar-se na herdeira do grupo Açoreano, que controla a maior frota pesqueira do país e é uma das famílias mais ricas do país.

Para chegar até aqui, Maria de Fátima teve de sujar muito as mãos, coisa que ninguém imagina. Não só o acidente em alto-mar, que todos julgam ter provocado a morte a Flor, foi causado por Maria de Fátima, com a intenção de não só ficar com o noivo da amiga, por quem se apaixonou, como também de ocupar o lugar vago deixado pela morte da amiga na família Terra Forte.

Da mesma forma, a morte da progenitora de Maria de Fátima tem o seu dedo: para ser adotada ela precisava virar uma órfã digna de pena dos antigos patrões da sua mãe. E para dar o devido “incentivo” à família Terra Forte para seguir com a ideia de adotar uma mulher já adulta, ela manteve um caso com o patriarca Manuel Terra Forte, pai da melhor amiga, que impôs a sua vontade à mulher, mãe de Flor, que era contra.

Isto só é possível, porque, Manuel Terra Forte, obcecado pela ideia de manter uma dinastia familiar, usa Maria de Fátima, que era jovem ao contrário da sua mulher, para ter novos filhos que serão, sim, na sua cabeça, os seus futuros herdeiros. Usou, para isso, como cobertura, o casamento desta com Sammy, o antigo noivo da filha, filho do homem a quem roubou tudo. Uma maneira de manter a paz entre as famílias, depois dos dois lados terem perdido um filho por causa da guerra que se criou entre as partes. Ninguém sonha com a verdade sobre os futuros herdeiros do império da família.

Continua depois da publicidade

Em todos os momentos, Maria de Fátima contou com a ajuda do seu namorado de sempre, parceiro de crime, amante até hoje e vigarista profissional, Cobra. Hoje amigo de Sammy, padrinho de um dos seus filhos com Maria de Fátima, e procurador-federal como ele. Uma fachada limpa para um homem sujo como ele.

Mas Flor não está disposta a ser apenas uma sombra do passado. Entre segredos, traições e um perigoso jogo de poder, ela precisará escolher suas alianças com cuidado, pois nem todos que sorriem para ela são confiáveis.

Tanto tempo depois, não sabe quem fala a verdade, muito menos em quem pode confiar. E no centro dessa tempestade, um grande amor ainda a divide> o homem que nunca deixou de amá-la e o marido a quem prometeu fidelidade.

Com um detalhe importante pelo meio: Rosinha, a sua filha mais velha, é fruto da sua relação com Sammy no passado. Segredo que só ela e o seu atual marido conhecem e que ela esconde de todos. Não por acaso.

Continua depois da publicidade

A maior desilusão da sua vida foi descobrir que Sammy a tinha seduzido a mando do pai dele, Alvaro Goulart, o verdadeiro dono da Açoreana, descendente de uma linhagem antiga de empreendedores açorianos em Floripa, com o intuito de fazer justiça pelo roubo da sua empresa.

Hoje, e apesar de ainda tremer sempre que vê Sammy, Flor desconfia que ele e Maria de Fátima sempre foram aliados no plano de acabar com a sua vida. E isso é um impedimento gigante para voltar a confiar nesse homem. Mas o tempo tratará de nos revelar a verdade e criar novas alianças.

Enquanto a verdade ameaça emergir, o que era vingança se transforma em algo maior. Porque algumas histórias não terminam com a morte – elas apenas recomeçam.

Leia também

Bairros de Florianópolis têm valorização de até 118% no preço médio de imóveis em 2025