nsc
santa

Saúde

Quais os grupos com menor procura pela vacina da gripe em Blumenau

Campanha de imunização contra a influenza termina em nove dias

30/06/2021 - 15h26 - Atualizada em: 30/06/2021 - 21h20

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
Pessoas do público-alvo podem fazer o agendamento pelo site ou no posto de saúde
Pessoas do público-alvo podem fazer o agendamento pelo site ou no posto de saúde
(Foto: )

A nove dias do fim da campanha de vacinação contra a gripe, Blumenau ainda precisa imunizar mais de 50 mil pessoas. Dados da Secretaria de Promoção da Saúde apontam 69.869 doses aplicadas no município até 27 de junho. Isso representa apenas 56,5% de cobertura dentro do público-alvo, estimado pelo Ministério da Saúde em 123.606.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Mulheres que tiveram filhos recentemente, professores, pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes têm o menor percentual de procura, conforme o levantamento da prefeitura. A melhor taxa de cobertura, até o momento, está entre os trabalhadores da saúde, com 72,7% deles imunizados. 

O cenário como um todo preocupa, mas a baixa adesão dos idosos é o que chama mais atenção do governo. Esse grupo foi um dos primeiros a atingir 90% de cobertura – o índice mínimo desejável - logo nas primeiras semanas de campanha no ano passado. Em 2021, o percentual de protegidos contra a gripe é de 62,6%.

> Vale do Itajaí tem amanhecer gelado com mínima de 1,3 °C

Percentual imunizado por grupo

Crianças | 68,6%

Gestantes | 61,5%

Trabalhadores da saúde | 72,7%

Puérperas | 42,1%

Idosos | 62,6%

Pessoas com deficiência permanente | 3,5%

Professores | 52,3%

Comorbidades | 43,1%

Agendamento

Quem tem direito a receber a vacina contra a gripe pode fazer o agendamento pelo site da prefeitura ou direto para o posto de saúde (telefones e endreços aqui). Aproximadamente 2,5 mil doses ainda estão disponível para aplicação até sexta-feira, dia 2 de julho.

Mas é preciso ficar atento, pois pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 devem respeitar um intervalo superior a 14 dias para tomar a vacina contra a influenza. A mesma orientação vale para quem recebeu a vacina da gripe e vai se vacinar contra a Covid-19.

Público-Alvo

A vacinação contra a gripe está prevista para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); idosos acima dos 60 anos e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.

Além disso, trabalhadores da saúde, das escolas públicas e privadas; trabalhadores portuários; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso também pode se imunizar.

Campanha

A campanha nacional de imunização começou no dia 12 de abril e segue até 9 de julho, segundo o calendário oficial do Ministério da Saúde. No último dia 12, um sábado, houve mobilização na cidade com todos os postos de saúde abertos para vacinar contra a gripe. Apenas 5.319 pessoas se dirigiram às unidades. 

Colunistas