Os conflitos no Oriente Médio escalaram na última semana, com ataques seguidos contra pagers e walkie-talkies (dispositivos analógicos de comunicação usados pelo Hezbollah). Representantes israelenses disseram que uma “nova fase da guerra” se inicia. Se as tensões continuarem a se intensificar, segundo especialistas, o risco de uma Terceira Guerra Mundial pode se aproximar. As informações são de O Globo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O Índice Global da Paz (GPI) é um estudo que mede o nível de paz interna e externa dos países. Agora, ele tenta responder em que lugares do mundo a população pode se sentir mais segura. Anualmente, a pesquisa leva em consideração 23 indicadores para medir o “estado de paz” em três áreas:
- nível de segurança e proteção da sociedade;
- extensão dos conflitos domésticos e internacionais em andamento;
- grau de militarização.
Em 2024, 97 nações pioraram no nível de pacificação, segundo o GPI. O relatório conclui ainda que muitas das condições que antecipam grandes conflitos estão em níveis só vistos antes e durante a Segunda Guerra Mundial.
Continua depois da publicidade
Mensagem falsa, apito e 5 mil pagers: entenda a ação secreta contra o Hezbollah no Líbano
Ao todo, atualmente, há 56 conflitos ativos no mundo, o maior número desde o fim da guerra. Estas disputas estão cada vez mais internacionalizadas, com quase 100 países envolvidos em conflitos além das fronteiras.
Quais os países mais seguros do mundo em caso de conflito global
- Islândia
- Irlanda
- Áustria
- Nova Zelândia
- Singapura
- Suíça
- Portugal
- Dinamarca
- Eslovênia
- Malásia
O top 10 de países mais seguros começa com a Islândia, que lidera o ranking desde 2008. Irlanda, Áustria e Nova Zelândia já figuravam também nos 10 mais pacíficos desde a primeira edição do GPI.
Em contraste à Europa sendo a região mais pacífica, o Oriente Médio e o Norte da África foram classificadas como as regiões menos pacíficas do mundo. De acordo com o GPI, o conflito em Gaza teve um impacto forte na paz global.
Continua depois da publicidade
Este ano, o Brasil está na 131ª posição do ranking, o que classifica o país como nível “baixo” de estado de paz. Desde o ano passado, o estudo não identificou alterações ou deterioração da paz no país.
Leia também
Tropas de Israel seguem para fronteira com o Líbano em escalada de tensão com o Hezbollah
O que são pagers e walkie-talkies, aparelhos usados em explosões que causaram mortes no Líbano