O novo relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) na última terça-feira (23), mostra que a maior parte das praias do litoral catarinense está própria para banho às vésperas do Natal. Segundo o levantamento, 75,68% dos pontos analisados no Estado apresentam condição adequada para o banho de mar.

Continua depois da publicidade

O percentual corresponde a 196 pontos próprios entre os 259 monitorados pelo instituto nesta semana. Outros 63 locais foram classificados como impróprios, o equivalente a 24,32% do total avaliado, conforme o relatório.

O levantamento considera amostras coletadas entre terça-feira passada (16) e a última segunda-feira (22), em 232 pontos distribuídos por 28 municípios do litoral catarinense. É possível consultar os dados na íntegra pelo site do IMA, que mostra em bandeiras azuis e vermelhas os pontos próprios e impróprios.

Situação em Florianópolis

Em Florianópolis, os números seguem abaixo da média estadual. Dos 87 pontos monitorados na Capital, 64 estão próprios para banho, o que representa 73,56%. Outros 23 pontos foram classificados como impróprios nesta semana.

Entre os locais com todos os pontos próprios estão praias como Daniela, Jurerê, Santinho, Joaquina, Barra da Lagoa e Lagoa do Peri. Já entre os pontos impróprios aparecem trechos nos Ingleses, Canasvieiras e Ponta das Canas, conforme o relatório do instituto.

Continua depois da publicidade

Confira situação das praias em Florianópolis

Confira a situação de todas as praias de SC

Comparação com relatórios anteriores

Na comparação com o relatório anterior, divulgado na semana passada, o índice estadual de balneabilidade apresentou leve oscilação. O percentual de pontos próprios para banho passou de 76,06% para 75,68%, uma queda de 0,38 ponto percentual. Na prática, o número de locais com boa qualidade da água baixou de 197 para 196 pontos em todo o Estado.

Em Florianópolis, quatro pontos passaram de condição imprópria para própria, enquanto outros 14 tiveram piora e foram classificados como impróprios nesta semana. Já em Balneário Camboriú, dois pontos passaram de próprios para impróprios.

Quando um ponto é considerado próprio ou impróprio

  • Próprio: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
  • Impróprio: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Continua depois da publicidade

Por que não é recomendado nadar depois de chuvas intensas

O banho de mar não é recomendado nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas de maior intensidade, assim como nas áreas próximas à saída de canais ou galerias de águas pluviais. A água da chuva pode arrastar materiais contaminados, o que compromete a qualidade da água do mar.