O mês de dezembro é sinônimo de início do verão, férias escolares e festas de fim ano, o que, para muita gente, significa época de viajar. Seja para visitar a família ou curtir um destino em outro país, o período aquece a movimentação em aeroportos, que se preparam para o crescimento no número de passageiros. A temporada de verão também traz para Santa Catarina visitantes internacionais, especialmente os vizinhos argentinos, atraídos pelas belezas naturais e atrativos turísticos do Estado.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina conta atualmente com cinco rotas internacionais ao longo do ano, com voos diretos regulares saindo do aeroporto de Florianópolis. Na temporada de verão, entre dezembro e março, esse número é ampliado, com um maior número de voos nas rotas já consolidadas e a operação de rotas sazonais.
- Rotas regulares: voos que acontecem de forma contínua durante o ano todo, na temporada de verão ou fora dela
- Rotas sazonais: voos que acontecem somente em um período específico do ano, nesse caso na temporada de verão
Segundo o Floripa Airport, a duração das rotas sazonais varia, assim como a frequência dos voos que conectam Santa Catarina aos destinos internacionais entre dezembro deste ano e março de 2026. O aumento do número de voos busca atender a crescente demanda, tanto por conta do período de férias dos catarinenses quanto pela busca do Estado como destino de turismo internacional.
Nesta temporada de verão, 38% dos passageiros do Floripa Airport serão de voos internacionais. Será a primeira vez que o terminal terá voos para cinco destinos na Argentina: Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Salta e Tucumã, sendo que para a capital argentina há rotas para dois aeroportos distintos.
Continua depois da publicidade
Buenos Aires, inclusive, aparece em destaque entre os destinos internacionais com voos diretos saindo de Santa Catarina. Durante o verão, serão até 29 voos por dia somente para a capital dos hermanos, entre pousos e decolagens. Na sequência aparece Santiago, no Chile, com até 18 voos por dia, também entre pousos e decolagens.
Quais são as rotas que permanecem o ano todo
- Santiago (Chile)
- Lisboa (Portugal)
- Cidade do Panamá (Panamá)
- Buenos Aires (Argentina)
- Lima (Peru)
Quais são as rotas durante o verão
- Santiago (Chile)
- Lisboa (Portugal)
- Cidade do Panamá (Panamá)
- Buenos Aires (Argentina) – Ezeiza e Aeroparque
- Rosário (Argentina)
- Córdoba (Argentina)
- Tucumã (Argentina)
- Salta (Argentina)
- Lima (Peru)
- Montevidéu (Uruguai)
- Assunção (Paraguai)
Os voos para Santiago são pelas companhias Latam, JetSmart e Sky; para Lisboa pela TAP; e para o Panamá pela Copa. As cinco rotas para a Argentina são operadas pelas companhias Gol, Aerolíneas Argentinas, Latam, Jetsmart e Flybondi. O voo para Lima é operado pela Latam; a viagem para Montevidéu é feita pela Sky; e para Assunção pela Paranair.
Continua depois da publicidade
Quais são os dias e horários dos voos internacionais saindo de SC
A Latam Airlines tem duas rotas internacionais saindo de Florianópolis atualmente: Santiago e Buenos Aires/Ezeiza. Enquanto o voo direto que conecta Santa Catarina ao Chile acontece durante o ano todo, o voo com destino à Argentina pela companhia ocorre somente durante a temporada de verão.
De acordo com a companhia aérea, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2026, durante a temporada, estão previstos 23 voos semanais entre Santiago e Florianópolis. Já no mês de março serão 16 voos por semana.
O voo sazonal para Buenos Aires tem sete opções por semanas entre os meses de janeiro e fevereiro de 2026, e ocorre somente nesse período por conta da maior procura pelos passageiros. “A LATAM ressalta que sua malha aérea é dinâmica e obedece às sazonalidades da demanda de passageiros e da oferta de voos, a fim de garantir maior eficiência e conectividade para os clientes”, informa a companhia, em nota.
Uma terceira rota internacional da Latam que iniciou as operações no início de dezembro está em operação nesta temporada, mas será suspensa em março. O voo direto entre Florianópolis e Lima, no Peru, tem duração de cinco horas. As saídas de Florianópolis para Lima acontecem nas terças, sextas e domingos, pela manhã, enquanto as voltas são na segunda, quarta e sábado, à noite.
Continua depois da publicidade
Os voos dessa rota serão suspensos a partir de 29 de março de 2026. De acordo com a Latam, a decisão foi tomada por conta da implementação da Tarifa Unificada de Uso Aeroportuário (TUUA) de transferência internacional no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, no dia 7 de dezembro.
O terminal passou a realizar a cobrança da tarifa de 11,86 dólares para passageiros com conexão internacional no terminal neste mês. Os passageiros que começam ou terminam a viagem no aeroporto já pagam uma taxa de 12,41 dólares para voos nacionais e 30,86 dólares para voos internacionais. A novidade é o pagamento da tarifa, também, para quem vem do exterior e usa o aeroporto como conexão para um terceiro país.
A GOL possui voos diretos da capital catarinense para três cidades e quatro aeroportos na Argentina: Córdoba, Rosario e Buenos Aires (Aeroparque e Ezeiza). Os voos para Córdoba e Rosario são sazonais, e ocorrem somente na temporada, enquanto os para a capital argentina são durante todo o ano.
A partir do dia 2 de janeiro, as viagens de Santa Catarina para Córdoba acontecem nas segundas, quartas, sextas e domingos, com saídas às 23h30min, e as voltas são nas segundas, terças, quintas e sábados, às 3h. Já os voos para Rosario, a partir do dia 6 de janeiro, são nas terças, quintas e sábados, ás 22h30min, com retorno nas quartas, sextas e domingos, às 3h25min.
Continua depois da publicidade
Na baixa temporada, são nove voos semanais para o aeroporto Aeroparque e seis para o aeroporto Ezeiza, em Buenos Aires. Durante a alta temporada, entre o dia 2 de janeiro e 28 de fevereiro, a frequência continua a mesma para o Aeroparque, e o número sobe para 10 voos semanais para Ezeiza.
A GOL já chegou a operar um voo para Buenos Aires/Ezeiza saindo de Navegantes, no Litoral Norte, durante os meses de janeiro e março de 2024, para atender a demanda da temporada de verão. Contudo, a rota não será retomada no terminal neste ano.
O voo com destino a Assunção, no Paraguai, ocorre também de forma sazonal, durante a temporada de verão, e é operado pela companhia Paranair. Entre os dias 1º de janeiro e 8 de fevereiro, as viagens acontecem nas sextas-feiras, sábados e domingos, com o horário de ida para o país vizinho às 21h30min e os voos de retorno sempre às 19h.
Também haverá voos especiais nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, com os voos nos dias 26 e 27 nesses mesmos horários (19h e 21h30min), e a disponibilidade de ida para Assunção às 8h20min do dia 28, enquanto o voo no sentido contrário ocorre às 6h.
Continua depois da publicidade






