A Latam Airlines comunicou nesta quarta-feira (17) que os voos entre Florianópolis e Lima, anunciados em abril deste ano, serão suspensos a partir de 29 de março de 2026. As operações da rota tiveram início no dia 2 de dezembro.

Continua depois da publicidade

De acordo com a companhia aérea, a decisão foi tomada por conta da implementação da Tarifa Unificada de Uso Aeroportuário (TUUA) de transferência internacional no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, no dia 7 de dezembro.

Localizado na província de Callao, a cerca de 11 quilômetros do centro histórico de Lima, o aeroporto é o maior e mais importante do país. O terminal passou a realizar a cobrança da tarifa de 11,86 dólares para passageiros com conexão internacional no terminal neste mês.

Os passageiros que começam ou terminam a viagem no aeroporto já pagam uma taxa de 12,41 dólares para voos nacionais e 30,86 dólares para voos internacionais. A novidade é o pagamento da tarifa, também, para quem vem do exterior e usa o aeroporto como conexão para um terceiro país.

“A nova cobrança reduz a competitividade de Lima como hub de conexões da companhia e compromete a viabilidade comercial da rota”, afirma a Latam, em nota.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o Floripa Airport conta com cinco rotas internacionais regulares, que permanecem o ano novo — ainda incluindo Lima. Na temporada de verão, as companhias ampliam a oferta de voos, com 12 rotas internacionais oferecidas por nove empresas.

Como ficam os passageiros que têm voos comprados

A Latam informou que irá comunicar os passageiros de forma individual, ofertando alternativas para alterar as viagens, com a possibilidade de realocação em voos com conexão, remarcação da viagem, ou reembolso integral do valor pago.

“Para minimizar impactos aos clientes afetados, a LATAM enviará comunicados individuais com as alternativas disponíveis para alteração das viagens. Os clientes serão realocados em voos com conexão para o mesmo destino e, caso a opção não atenda às suas necessidades, poderão remarcar a viagem ou solicitar reembolso integral, sem custos. A recomendação é que os passageiros verifiquem as opções atualizadas em “Minhas Viagens” no aplicativo LATAM ou em latam.com”, informou a companhia.

Voo foi anunciado em abril

O anúncio da nova rota foi feito em um ato na Casa D’Agronômica no dia 14 de abril. A rota foi anunciada como inédita, já que até então os catarinenses que desejavam ir até o Peru precisavam fazer conexão em outras cidades. Os voos saindo de Florianópolis para Lima acontecem nas terças, sextas e domingos, pela manhã, enquanto as voltas são na segunda, quarta e sábado, à noite. O voo tem duração de cinco horas.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do aeroporto de Florianópolis