Uma área de baixa pressão, que dará origem a um ciclone na costa do Sudeste do Brasil, pode provocar chuvas intensas e ventos fortes em ao menos seis estados nesta segunda-feira (24). De acordo com meteorologistas do MetSul Meteorologia, as rajadas mais fortes ficarão no mar, acima de 100 km/h, o que reduz o potencial de impacto direto em terra.
Continua depois da publicidade
O ciclone, ainda conforme o MetSul, se forma entre os litorais de São Paulo e Rio de Janeiro e provocará instabilidades no Paraná, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O fenômeno se afasta da costa ao longo da semana.
Há chance de chuvas elevadas em Santa Catarina, Paraná e em São Paulo, com acumulados que podem ultrapassar 200 milímetros por dia. Há risco de inundações e deslizamentos.
Veja os estados na rota do ciclone
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
Veja recomendações da Defesa Civil
Continua depois da publicidade
Chuva em SC
A semana começa chuvosa em Santa Catarina, com muitas nuvens durante todo o dia. Em alguns momentos, temporais isolados podem trazer chuva forte, ventos e raios entre os Planaltos e o Litoral catarinense. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Estado, relacionados ao risco elevado de tempestades e de chuvas intensas.
Na manhã desta segunda, as chuvas já provocaram estragos no Estado. Em Joinville, no Norte do Estado, as ruas amanheceram alagadas e moradores ficaram ilhados em alguns pontos da cidade. Os bairros mais atingidos são da Zona Sul, como Itaum, Parque Guarani e Paranaguamirim.
Segundo a Defesa Civil, o tempo volta a ficar firme no Estado a partir desta terça-feira (25) e a condição permanece ao longo da semana.






