Entre cidades como Angra dos Reis (RJ) e Porto Seguro (BA), Santa Catarina conseguiu colocar no ranking dos principais destinos em alta para o inverno um de seus municípios. A escolha dos turistas, porém, pode surpreender. Isso porque a cidade escolhida não tem como destaque as temperaturas baixas, mas sim a dança. A lista foi divulgada pelo Airbnb, plataforma de aluguel de imóveis por temporada.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias de Joinville e região no WhatsApp

Joinville, a maior cidade de SC, figura como a única catarinense na lista dos destinos em alta para o inverno do Airbnb. Outros municípios que aparecem no ranking, por exemplo, são Brasília (DF), Campos do Jordão (SP), Angra dos Reis (RJ) e Porto Seguro (BA).

Tudo o que você precisa saber para curtir a Feira do Livro de Joinville 2025

Veja fotos de Joinville, cidade de SC entre os destinos de inverno

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura de Joinville, um dos destaques que pode explicar a busca por hospedagem é que, em julho, ocorre o Festival de Dança, no período do inverno. Mas há outros motivos que contribuem com a alta procura pela cidade: somente neste ano, representantes da Secult e do Convention participam de eventos e feiras no Brasil e no exterior. Nos eventos já realizados, foi possível estreitar laços com operadores e agentes de turismo, companhias aéreas, meios de hospedagem e imprensa, além da distribuição de material promocional e networking. 

As ações de promoção turística de Joinville são visíveis em estatísticas, como a do Sindicato VivaBem, que registrou alta na ocupação hoteleira em 2024, com média de 64,27% dos quartos usados durante o ano, com crescimento de hóspedes aos finais de semana. 

Segundo a CCR Aeroportos, que administra a unidade na cidade, a movimentação de passageiros com embarques e desembarques foi de cerca de 487 mil passageiros em 2024, um aumento de 13% em comparação a 2023.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, estar nesta relação, divulgada nacionalmente, reforça todo o trabalho que vem sendo desenvolvido com o trade turístico.

Continua depois da publicidade

— Joinville é reconhecida cada vez mais por pessoas de fora como cidade turística, como um destino de lazer — afirma. Entre os atrativos turísticos da cidade estão os pontos de patrimônio histórico, a Baía da Babitonga, ecoturismo, turismo rural, entre outros.

O secretário ainda destaca que o aumento da visibilidade foi possível após a Prefeitura, por meio da Secult, fechar parceria com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau para a promoção turística. O convênio possibilita desenvolver estratégias e promover ações para colocar a cidade no mapa do turismo, consolidando Joinville como um destino de lazer, eventos e negócios do país.

— Ser reconhecido por importantes players , reforça o potencial turístico de Joinville e a crescente valorização da cidade no cenário nacional. Esse destaque abre novas oportunidades para atrair visitantes, movimentar a economia local e fortalecer ainda mais Joinville como destino turístico em constante crescimento — cita o executivo do Convention, Giorgio Souza.

Leia também

Confusão entre Padre Fábio de Melo e gerente demitido tem novo capítulo em Joinville

Como está a preparação para futuro porto na cidade que mais cresce em SC

FOTOS: Conheça 5 casas com arquitetura diferenciada para alugar em SC