publicidade

Unifique apresenta

Qual é o valor dos dados para a sua empresa?

Manter essas informações seguras e disponíveis é um diferencial no mercado 

15/07/2019 - 09h32 - Atualizada em: 15/07/2019 - 10h19

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Data Center
(Foto: )

No nosso dia a dia ouvimos muito sobre dados, que são as informações registradas em ambientes tecnológicos. Todas as vezes que preenchemos formulários online, ou que usamos alguma ferramenta de análise de desenvolvimento durante uma corrida, ou até quando um acompanhamento mensal do seu peso é registrado no computador do seu nutricionista, estamos gerando dados.

No mundo digital, essa combinação de dados tem um valor crucial para manter a competitividade de empresas no mercado. Hoje, eles são os maiores ativos de uma companhia. Tanto que, segundo estudos da IDC, uma provedora de inteligência de mercado, 2,5 quintilhões de bytes de informações são criados todos os dias e 49% das empresas conseguem monetizá-los, ou seja, vender e rentabilizar as informações obtidas por meio de dados.

Um exemplo disso são as raquetes inteligentes, que chegaram no mercado ainda em 2015. O atleta que utiliza o equipamento consegue analisar todas as informações do jogo: velocidade dos arremessos, força, gasto calórico,revelando dados importantes para melhorar a performance. Todas essas informações ficam armazenadas no data center da marca que oferece essa tecnologia. Você consegue imaginar o quanto isso pode ser valioso entre as marcas de esporte? Como uma marca de suplementos alimentares pode aproveitar essas informações?

— Se as informações geradas pelo seu negócio têm potencial para criar cada vez mais valor à empresa, o mínimo que você tem a fazer é garantir que elas estejam seguras e, principalmente, disponíveis para que você possa transformá-las em dinheiro. Afinal, só é possível tirar valor de um dado se ele estiver acessível a qualquer momento e lugar para ser analisado — afirma o arquiteto de soluções da Unifique, Max da Gama.

Neste cenário, além de entender como usar dados para fomentar negócios, outro grande desafio de muitas organizações está em armazenar as informações, já que o volume cresceu de tal forma que não há tempo suficiente para fazer backups.

— A Gartner, uma das maiores consultorias mundiais de tecnologia, aponta em um estudo que mais de 80% das companhias pretendem migrar seus data centers para empresas especializadas até 2025, a fim de reduzir custos operacionais, garantir disponibilidade e escalabilidade de infraestrutura e aumentar a segurança de dados — afirma Odilon Pscheidt, gerente comercial de data center da Unifique.

O caminho da terceirização do armazenamento e gestão de dados é natural, considerando que o data center se responsabiliza por investimentos em novas tecnologias e pela atualização da infraestrutura – um custo significativo para garantir que os equipamentos não fiquem obsoletos e os sistemas continuem trabalhando de forma eficiente.

Automatização do armazenamento e gestão eficiente de dados

Estrutura Unifique
(Foto: )

A migração para um data center terceirizado também traz redução na contratação de mão de obra especializada para manter a infraestrutura em funcionamento. Dessa forma, libera a equipe interna para dar foco em soluções que agreguem valor ao negócio do cliente. Além das questões de segurança qualificada para armazenar esses ativos valiosos.

— Um data center certificado proporciona maior garantia de disponibilidade do serviço, resistindo melhor a quedas de energia ou outros sinistros. A operadora do serviço também fica responsável por todos os investimentos em atualização de softwares e hardwares do equipamento — destaca Pscheidt.

Em Santa Catarina, a Unifique lançou recentemente o primeiro Data Center Tier III comercial do Estado. O equipamento, instalado em Timbó, na região do Vale do Itajaí, é certificado com garantia da disponibilidade de 99.98% dos serviços, o que, na prática, quer dizer que os servidores podem ficar indisponíveis no máximo por uma hora e seis minutos, a cada 365 dias.

— Cada vez mais negócios precisam garantir a disponibilidade dos dados. Inclusive, empresas de segmentos como bancos e cooperativas de crédito exigem essa certificação — afirma Fabiano Busnardo, presidente da Unifique.

Quando os dados de uma empresa se tornam indisponíveis, pode haver diversos prejuízos graves, como interrupção de atividades que dependem deles e perda de vendas por não se ter acesso a informações comerciais. Ou seja, este é um requisito indispensável de uma ferramenta para gerenciamento de informações.

Proximidade para atendimento

Antes de terceirizar o armazenamento dos dados de uma empresa, alguns pontos precisam ser analisados. Além de conferir as garantias de segurança e disponibilidade das informações arquivadas, um diferencial é ter atendimento próximo, com suporte 24 horas.

— Esse é um dos nossos principais diferenciais e nossa estratégia é ser a maior força em Santa Catarina para depois partir para outros estados. Estamos com 46 unidades de negócios e garantimos suporte 24 horas por dia, sete dias na semana — finaliza Fabiano Busnardo, presidente da Unifique.

Conheça as soluções da Unifique para uma governança de dados eficiente.

Deixe seu comentário:

publicidade