O primeiro eclipse total da Lua de 2025, chamado de “Lua de Sangue” aconteceu na madrugada desta sexta-feira (14) e pôde ser visto de diferentes partes do mundo. No Brasil, o começo do fenômeno foi ainda na noite de quinta-feira (13), por volta das 23h57min e teve a fase final às 3h35min (horário de Brasília).

Continua depois da publicidade

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

“Lua de Sangue” é o nome que se dá para o eclipse lunar que acontece quando um corpo celeste se move para a sombra de outro. Com isso, Sol, Terra e Lua se alinham e a Terra bloqueia a luz solar do satélite natural. O resultado é que a Lua fica com a cor avermelhada, o que dá origem a esse nome popular.

Continua depois da publicidade

Pessoas que estavam nas Américas, em parte dos oceanos Pacífico e Atlântico e no extremo-oeste da Europa e da África conseguiram ver a “Lua de Sangue”. Contudo, em algumas partes do Brasil, com o tempo chuvoso ou nublado não foi possível ver o eclipse.

Assim, quem se frustrou e não conseguiu ver o eclipse agora se pergunta quando o fenômeno acontecerá novamente e em quais partes do mundo será possível ver.

Veja fotos de como foi o fênomeno

Continua depois da publicidade

Quando acontece a próxima “Lua de Sangue”?

Desde 2022, um fenômeno como esse não acontecia, mas ele deverá se repetir em setembro de 2025. Desta vez, o eclipse lunar total será visto a partir de regiões da Europa, da África, da Ásia e da Austrália. No Brasil, a próxima “Lua de Sangue” acontecerá em 3 de março de 2026, segundo o calendário da Nasa, a agência espacial americana.

Veja como foi a “Lua de Sangue”:

Leia também

Calendário astronômico 2025: As datas da Superluas, eclipses e chuvas de meteoro

“Lua de sangue”: fotos impressionantes mostram como foi eclipse lunar em SC e no mundo