Na madrugada desta sexta (14), ocorre o primeiro eclipse total da Lua de 2025. Chamado de “Lua de Sangue”, o eclipse será visível no Brasil e demais países da América do Sul e também na Central e na do Norte. O fenômeno é conhecido como “Lua de Sangue”, pois, a ausência de luz no momento que o satélite natural é coberto totalmente pela sombra da Terra, deixa a Lua avermelhada.
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Mercúrio retrógrado começou: Veja como será sua vida no período
Continua depois da publicidade
Como acompanhar o eclipse lunar
Segundo informações do G1, o eclipse será visível de maneira parcial a partir das 2h06min, no horário de Brasília. A “Lua de Sangue” será total às 3h58min. Já de acordo com a Nasa, o fenômeno deve começar às 00h57min, no horário de Brasília, com a sua fase total às 3h25min.
Diferente do eclipse solar, onde são necessários cuidados para observar o fenômeno, o eclipse lunar pode ser visto tanto a olho nu quanto com o auxílio de binóculos e telescópios, sem causar prejuízos à vista.
“Lua de sangue”: fotos impressionantes mostram como foi eclipse lunar em SC e no mundo
Veja fotos
Continua depois da publicidade
As diferenças entre eclipse lunar e solar
Instabilidades no tempo e a nebulosidade podem atrapalhar a observação do fenômeno, nestes casos será possível ver o eclipse em transmissões ao vivo. Para acompanhar o fenômeno online, basta acessar o canal de Youtube do SpaceToday. O programa será ao vivo e ocorre a partir das 00h30, horário de Brasília, de 14 de março.
Calendário astronômico 2025: As datas da Superluas, eclipses e chuvas de meteoro
Acompanhe ao vivo a “Lua de Sangue”:
Leia também
Vai chover? Saiba onde será possível ver o eclipse chamado “Lua de Sangue” em SC




