Na madrugada entre esta quinta (13) e sexta-feira (14), acontece o primeiro eclipse lunar de 2025, conhecido como “Lua de Sangue”. O fenômeno acontece quando a Lua é vista em um tom avermelhado, semelhante a cor de sangue, e poderá ser visto em todo o Brasil. Em Santa Catarina, o eclipse será mais visível na região Oeste, segundo a Epagri/Ciram.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O fenômeno ocorre quando a Terra e o satélite se alinham de modo que a Lua passa para a sombra do planeta. De acordo com a Nasa, a “Lua de Sangue” deve começar às 00h57min, no horário de Brasília, com a sua fase total às 3h25min.
A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, explica que a previsão indica que a região Oeste terá o tempo mais aberto durante a madrugada e, por isso, a visibilidade fica possível. Já no Centro e no Leste do Estado, incluindo as regiões do Meio-Oeste e do Litoral, o céu contará com maior nebulosidade e mais variação de nuvens. No Litoral Norte e no Vale do Itajaí, há chance de chuva isolada em alguns municípios.
Segundo a meteorologista, isso acontecerá devido ao fenômeno da circulação marítima, ocasionado pelo transporte de umidade do mar para a costa através dos ventos. Por isso, a visibilidade do eclipse lunar pode ficar prejudicada para essas regiões.
Continua depois da publicidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continua com um alerta amarelo de chuvas intensas para a região Norte de Santa Catarina, com precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem chegar a 60 km/h. O alerta vai até esta sexta-feira (14), às 10h.
O Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo com todas as fases do eclipse, no canal do Youtube, a partir das 00h40min desta sexta-feira (14).
O que é o eclipse lunar total?
Segundo a Nasa, o eclipse lunar total acontece quando a Lua se move para a parte interna da sombra da Terra. Dessa forma, parte da luz solar que passa pela atmosfera da Terra atinge a superfície da Lua, e a deixa iluminada. A explicação para os tons avermelhados é o comprimento das ondas.
De acordo com a explicação, comprimentos mais longos, como vermelho e laranja, passam pela atmosfera da Terra e, por isso, a Lua parece alaranjada ou avermelhada durante o eclipse lunar total. Além disso, quanto mais poeira ou nuvens, mais vermelha ela vai aparecer.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Leia também
Traficante espanhol procurado pela Interpol ostentava vida de luxo em Florianópolis
Motorista é contratado por R$ 8 mil para contrabandear camarão, mas acaba preso em SC




