Os bastidores da apuração do Rio de Janeiro revelam que a responsabilidade de definir a campeã do Carnaval 2026 é um trabalho técnico e milimetricamente vigiado. Os 54 jurados que compõem o corpo de julgadores na Marquês de Sapucaí recebem uma ajuda de custo de R$ 5,5 mil pelo serviço prestado durante as três noites de desfiles.
Continua depois da publicidade
Embora o montante seja significativo, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) não o classifica como salário ou remuneração profissional, mas sim como uma gratificação em agradecimento à contribuição desses especialistas para a preservação das tradições culturais do Carnaval carioca.
Os jurados avaliam quesitos como bateria, enredo, harmonia, evolução, fantasias e comissão de frente, entre outros. As notas variam de 9 a 10, com possibilidade de décimos. A nota zero só pode ser aplicada se a escola deixar de apresentar determinado quesito. Sempre que há desconto, o avaliador precisa justificar por escrito a decisão.
Veja fotos dos desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro
Onde os jurados ficam hospedados durante os dia de Carnaval do Rio de Janeiro
Durante os dias de desfile, os jurados ficam hospedados em um hotel na região do Porto Maravilha, perto do Sambódromo, para facilitar o deslocamento. Cada avaliador pode levar um acompanhante para assistir às apresentações, mas essa pessoa não tem acesso ao espaço reservado aos julgadores. A alimentação também é custeada pela organização.
Continua depois da publicidade
Na apuração, porém, nem todas as notas entram no resultado final. Antes da abertura dos envelopes com as avaliações dos nove quesitos, é realizado um sorteio que elimina dois dos seis jurados de cada fundamento.
Os envelopes com as notas são lacrados ao fim de cada noite de desfile. A Liesa também determina que os avaliadores mantenham sigilo absoluto sobre suas pontuações até a divulgação oficial do resultado. Além disso, é proibido o uso de aparelhos receptores durante as apresentações.
Você vai querer ler também sobre Apuração do Carnaval do Rio de Janeiro: veja horário e onde assistir ao vivo
Continua depois da publicidade






