O quarto alargamento da faixa de areia da praia de Balneário Piçarras já tem previsão para iniciar. Nesta segunda-feira (22), um trecho da Praia da Barra foi interditado, de forma temporária, para a implantação do canteiro de obras da empresa responsável pelo alargamento. A previsão é de que a draga, que irá realizar a obra, chegue na cidade em janeiro de 2026.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Prefeitura de Balneário Piçarras, neste primeiro momento serão transportados equipamentos pesados, tubulações e maquinários ao local. Parte do estacionamento público ficará fechado para armazenar os materiais.

Para acessar o estacionamento e a praia, o desvio deverá ser feito por meio das ruas 75 e 51 no Centro da cidade, passando para a Avenida Beira Rio.

Veja fotos

Já o acesso ao quiosque ficará aberto para toda a população, que também terá acesso à praia.

— Informamos que poderá gerar transtorno temporário para a circulação de pessoas e do trânsito. Pedimos a compreensão de toda a população de Balneário Piçarras. Em caso de dúvidas, ou até mesmo reclamações, pode entrar em contato com a secretaria de obras no WhatsApp (47) 3345-3518 — afirma o secretário de Obras, Arthur Fillipe Ribeiro.

Continua depois da publicidade

Obras de alargamento

A ordem de serviço para a obra de alargamento da praia foi assinada na última semana. A draga que fará o serviço está prevista para chegar em Balneário Piçarras entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2026. A obra deverá custar R$ 38,2 milhões.

Segundo a prefeitura, a licitação inclui o engordamento da faixa de areia com trecho aproximado de dois quilômetros de extensão, entre o espigão na projeção da Avenida Getúlio Vargas até o espigão da barra do Rio Piçarras.

O contrato foi assinado com a empresa vencedora do certame, a DTA Engenharia, para obra engordamento de 379.166,76 metros cúbicos de areia na orla. 

Benefícios da obra

Segundo a prefeitura, o engordamento da faixa de areia trará inúmeros benefícios para a cidade, como ampliação da área disponível para os frequentadores da praia, oferecendo uma experiência ainda mais atrativa aos visitantes, fortalecendo a economia local e gerando mais oportunidades de emprego e renda.

Continua depois da publicidade

Além disso, a ampliação da faixa de areia disponível cria uma espécie de “barreira” contra o avanço do mar e a erosão, como nos casos das ressacas.

Os recursos são provenientes do Fundo de Manutenção da Praia (Fumpra) e próprios, com prazo máximo para execução de 70 dias. Com a execução desta obra, Balneário Piçarras terá a conclusão do quarto alargamento de sua orla. As anteriores foram realizadas em 1998, 2008 e 2012.