Uma advertência foi enviada para 956 mil pescadores, sendo quase 18 mil de Santa Catarina, por falta de manutenção na carteira de pescador. De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o prazo é até 5 de fevereiro para regularizar a situação no sistema PesqBrasil.

Continua depois da publicidade

Pescadores que não enviaram o Relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP) dentro do prazo, que era até 31 de dezembro, receberam a sanção. Caso não se regularizem dentro do novo prazo fixado, os pescadores podem ter a Licença de Pescador ou Pescadora Profissional suspensa a partir de 6 de fevereiro. 

Outros benefícios, como o seguro-defeso, também poderão ser cortados. Quem recebeu a advertência poderá recorrer dentro de 30 dias, comprovando que enviou o REAP no prazo. Nesse caso, se ficar comprovado que o envio foi correto, o RGP será restabelecido. Porém, se a solicitação não for confirmada, a Licença de Pescador continuará suspensa pelo prazo de 1 ano. 

O que é o REAP

O Relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP) é a comprovação do exercício regular da pesca durante o ano. Constam no relatório informações como o volume mensal de pescado, espécies e locais de pesca. Também deve ser incluído o período sem pesca, como o defeso. O documento é necessário para a solicitação e manutenção do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), necessário para a obtenção da Licença de Pesca.

Como regularizar a situação

A manutenção da carteira de pescador referente ao ano de 2025 é feita através do PesqBrasil 6.0. Já a regularização dos anos anteriores, de 2021 a 2024, que também constam no relatório do Ministério da Pesca, deve ser feita no sistema antigo, que pode ser acessado através deste link.

Continua depois da publicidade

Quem precisa realizar a manutenção

O Ministério da Pesca e Aquicultura publicou uma lista com os nomes, CPFs, cidades e envios pendentes dos pescadores por Estado. É possível conferir quais pescadores catarinenses precisam realizar a manutenção através deste link.

O que acontece se manutenção não for feita

A manutenção da carteira de pescador comprova que o pescador atuou de forma regular durante aquele ano. Dados como a quantidade de pescado, espécies, locais de pesca e períodos em que não houve pesca, como o defeso, são incluídos.

O envio da manutenção é obrigatório, e caso não ocorra o pescador pode perder o acesso ao seguro-defeso e ao direito de pescar legalmente. Para regularizar o cadastro é preciso ter conta Ouro do gov.br, que possibilita o acesso ao sistema.