Um grupo de turistas argentinos aproveitava um dia de praia da Ilha do Campeche, em Florianópolis, quando avista um quati se aproximando, aparentemente inofensivo. De repente, o animal agarra um pacote de sanduíches da mão de uma das mulheres e começa uma disputa pelo alimento. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O momento foi registrado por Micaela Silva, uma das turistas, que publicou o vídeo na web. A situação inusitada rapidamente viralizou, com mais de 1,5 mil visualizações em uma rede social.
Da invasão ao sumiço: como os quatis se tornaram símbolo da Ilha do Campeche
O vídeo termina com uma vitória do quati, que consegue pegar uma fatia de presunto quando os sanduiches caem na areia. Nas imagens, é possível ver o animal tentando morder a mão de uma das turistas enquanto agarrava os pães.
Continua depois da publicidade
Micaela disse que os sanduíches eram o almoço do grupo e que logo iriam comer os pães, mas, “de repente, aconteceu o que aconteceu no vídeo”.
Veja o vídeo
Situação perigosa
Apesar de parecer até mesmo um momento fofo e inusitado, a situação que as turistas enfrentaram pode ser considerada perigosa. Isso porque a espécie, segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), pode transmitir raiva em alguns casos, quando ataca ao se sentir ameaçada.
A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) explica que os quatis não são nativos da região e orienta que a população não interaja, alimente ou toque nos animais. A PMA pode ser contatada pelo 190 em casos de avistamento de um quati em risco ou machucado.
Leia também
Friozinho na Serra, calorão no litoral: o que explica diferença de temperaturas em SC
Janeiro de 2025 foi o mais quente da história, mesmo com o La Niña



