Depois de quatro meses de mobilizações e negociações, chegou ao fim, nesta quarta-feira (8), a greve dos atores e atrizes de Hollywood. A informação foi divulgada pelo sindicato que os representa nos Estados Unidos, o SAG-AFTRA, na sigla em inglês. O órgão informou que um acordo provisório foi firmado entre o setor e os estúdios de cinema e os serviços de streaming.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

As informações são do g1. Conforme publicado no portal, a paralisação durou 118 dias. Ela foi anunciada em julho, enquanto o Sindicato dos Roteiristas também estava em greve – agora já finalizada.

O que foi decidido

O acordo firmado entre as entidades aumenta em 7% o salário mínimo do contrato dos atores e atrizes. As negociações, de acordo com a Variety, também contam com outros benefícios, como a definição do uso da inteligência artificial nas produções de filmes e programas de televisão. A intenção é garantir que a imagem dos profissionais não seja recriada digitalmente sem autorização.

Nas redes sociais, o sindicato informou que mais detalhes serão divulgados em breve. Em uma das postagens, contudo, eles escreveram:

Continua depois da publicidade

— Num contrato avaliado em mais de US$ 1 bilhão, alcançamos um acordo de âmbito extraordinário que inclui aumentos de remuneração mínima “acima do padrão” […] e pela primeira vez estabelece um bônus de participação em streaming. Nossos limites de Pensões e Saúde foram substancialmente aumentados, o que trará um valor muito necessário aos nossos planos.

Eles também citaram que o acordo inclui melhorias para diversas categorias, aumentos de remuneração para artistas de bastidores e disposições contratuais críticas que protegem diversas comunidades. Além disso, agora, com o fim de ambas as greves, as produções que estavam paralisadas devem ter andamento novamente. Programas de auditórios também devem voltar a ser gravados.

Leia também

Nova data do Emmy 2023 e a relação com Martin Luther King

8 filmes de Adam Sandler para você rir e se emocionar muito

Destaques do NSC Total