A expansão urbana de Florianópolis nas últimas décadas modificou a dinâmica de procura por moradia na capital. Regiões antes vistas como mais afastadas ganharam protagonismo diante da busca por qualidade de vida, proximidade com áreas verdes e acesso facilitado a serviços essenciais. É por isso que o Sul da Ilha tem sido considerado como uma região favorita para alugar, especialmente para quem busca viver bem. 

Continua depois da publicidade

A região conta com oito bairros: Armação do Pântano do Sul, Campeche, Carianos, Costeira do Pirajubaé, Pântano do Sul, Ribeirão da Ilha, Rio Tavares e Tapera. Um ponto em comum entre eles é a preservação da cultura açoriana, um dos maiores pilares da identidade da capital de Santa Catarina.

Além da cultura, o Sul da Ilha também abriga áreas de proteção ambiental, diversas praias, trilhas e espaços urbanos em desenvolvimento. Todas essas características fazem com que a região seja conhecida pelo bem-estar e o ritmo de vida equilibrado, que difere de outras localidades em que o trânsito é mais intenso. 

A Ibagy, imobiliária referência no aluguel de imóveis na Grande Florianópolis, elencou quatro fatores que explicam a alta demanda na região. Confira:

Conheça quatro motivos para alugar um imóvel no Sul de Florianópolis: 

1- Contato direto com áreas naturais 

Continua depois da publicidade

O Sul da Ilha conta com mais de 10 praias, vários ambientes preservados e áreas de contato com a natureza. Essas características atraem quem prioriza a vida ao ar livre, ou quer viver na capital sem perder o fácil acesso a esses espaços. O Campeche, por exemplo, conta com uma faixa de areia extensa e águas cristalinas, além de acesso à Ilha do Campeche, um tesouro arqueológico natural. 

Outra praia que também é referência é Matadeiro, que mantém uma atmosfera reservada, rodeada por vegetação. Lagoinha do Leste e Naufragados têm acesso por trilha ou barco, o que reforça a sensação de isolamento e tranquilidade. Em todas as praias, a prática esportiva faz parte da rotina dos moradores e é comum ver pessoas se exercitando na orla.  

— Localizado a poucos quilômetros do centro da cidade, o Sul da Ilha tem natureza exuberante com trilhas, cachoeiras e praias. Ainda, a região tem uma crescente valorização imobiliária, expansão do comércio local, muita segurança e um estilo de vida que combina com bem-estar e saúde — afirma Tuliane Salvador, gerente comercial da Ibagy Sul da Ilha.

2 – Infraestrutura em expansão 

O Sul da Ilha possui toda a estrutura necessária para viver bem, o que reduz os deslocamentos para outras partes da capital. Na região, é possível encontrar com facilidade escolas, unidades de saúde, supermercados, serviços, academias, espaços gastronômicos e comércios em crescimento. 

Continua depois da publicidade

Ainda, a região está em constante expansão, com novos condomínios e construções que ampliam a oferta de moradia. Também no Sul da Ilha, está o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que conecta a cidade com o Brasil e o mundo. Recentemente, ele foi modernizado, o que aumentou ainda mais o fluxo de pessoas que passam por Florianópolis. 

Segundo Tuliane, a melhoria e expansão dos bairros do Sul da Ilha melhoram as oportunidades, seja para moradores ou empreendedores que atuam na região. Ela reforça que, recentemente, o Sul recebeu melhorias na rede elétrica, além de outros projetos que acompanham o crescimento da cidade sem interferir nas características regionais. 

3- Desenvolvimento imobiliário e econômico 

Investimentos públicos e privados em infraestrutura têm transformado a região e fortalecido a atratividade para novos moradores. A ampliação do aeroporto foi um fator que movimentou a economia local, enquanto obras viárias como a duplicação da SC-405 ampliaram a mobilidade e reduziram o tempo de deslocamento.

— Nos últimos anos, temos percebido um maior investimento em melhorias. Uma das principais, que contribuiu muito para a mobilidade no Sul da Ilha, foi o novo acesso para o aeroporto — destaca Tuliane. 

Continua depois da publicidade

4 – Localização que  favorece o deslocamento 

O Sul da Ilha está a cerca de 15 minutos do Centro de Florianópolis, com acesso facilitado a todas as regiões da cidade. A região também conta com o terminal TIRIO, ponto de integração com diferentes áreas da capital. Ainda, a oferta de ciclovias, proximidade entre bairros e variedade de serviços permite trajetos a pé ou por transporte alternativo.

— Muitos clientes que buscam um imóvel aqui desejam estar mais próximos da natureza e evitar o uso de veículos. Eles também buscam estar  em um local mais seguro e que permita incluir atividades ao ar livre na rotina — explica a gerente comercial da Ibagy. 

Mercado imobiliário oferece variedades 

Tuliane comenta que a variedade de perfis residenciais do Sul da Ilha atende desde quem procura apartamentos compactos até famílias que buscam casas amplas. 

— Nós temos todo tipo de imóvel, desde o compacto até o mais amplo, com muito espaço para acomodar toda a família, além disso contamos com diversas alternativas para facilitar a análise cadastral do inquilino. Se o cliente não encontrar o imóvel que busca, pode falar conosco que iremos encontrar a melhor alternativa para sua necessidade — comenta. 

Continua depois da publicidade

Para conhecer alternativas de moradia no Sul da Ilha e conferir imóveis disponíveis na região, a Ibagy oferece atendimento especializado e atualização constante do portfólio. A busca pode ser feita diretamente no site da empresa ou com a GY, nossa assistente virtual.

Conheça os imóveis disponíveis no site da Ibagy.