Os trabalhos de investigação para apurar as circunstâncias da queda do avião de pequeno porte em Bom Retiro, na Serra Catarinense, devem começar ainda nesta segunda-feira (18). O acidente matou o piloto José Germano Luchmann, de 61 anos, e uma mulher foi resgatada com ferimentos graves.
Continua depois da publicidade
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira, informou que a perícia será realizada no local do acidente, que ocorreu no fim da tarde deste domingo (17).
O processo deve envolver a confirmação dos dados da aeronave, a análise dos danos provocados pela queda e a coleta de informações técnicas que possam auxiliar na conclusão do caso. Não foi informada uma data para que o trabalho seja finalizado pelos órgãos competentes.
Veja fotos do acidente
Como foi a queda do avião
O avião de pequeno porte havia decolado de uma pista particular na propriedade do piloto José Germano Luchmann, de 61 anos. Poucos segundos depois, caiu em um terreno vizinho, próximo ao aeródromo Pouso da Serra, localizado às margens da SC-110.
Continua depois da publicidade
O impacto no solo provocou a morte imediata do piloto. Uma passageira de 49 anos foi socorrida com vida, mas apresentava múltiplas fraturas, traumatismo cranioencefálico e quadro instável. Ela foi encaminhada ao Hospital de Bom Retiro e, posteriormente, transferida para Lages, onde permanece internada em estado grave. Não há atualização do estado de saúde dela.
A trajetória do piloto
Germano era empresário do setor hoteleiro e mantinha um hotel na Grande Florianópolis. Apaixonado pela aviação, era associado e ex-presidente do Aeroclube de Santa Catarina e participava ativamente da Associação Brasileira de Pilotos de Aeronaves Leves.
Em suas redes sociais, costumava compartilhar registros de voos e aeronaves. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.
Nota de pesar do Aeroclube de Santa Catarina
O Aeroclube de Santa Catarina divulgou nota lamentando a morte do piloto.
Continua depois da publicidade
“Com muita tristeza comunicamos o falecimento de nosso associado e ex-presidente José Germano Luchmann em acidente ocorrido neste domingo. Germano era apaixonado pela aviação civil e participou ativamente da nossa comunidade. Nossa maior homenagem será permanecer firmes no propósito e razão da nossa atividade. Que Deus conforte seus familiares e amigos.”
*Com informações do repórter da NSC TV, Mateus Barreto.
Leia também
Quem era o empresário morto em queda de avião de pequeno porte na Serra de SC
Queda de avião em SC foi próxima ao hotel de Lívia Andrade: “Teve um negocinho por perto”
 
				 
                            
                            



