nsc
dc

Fogo

Queima de lixo começa incêndio em área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça

Fogo saiu de controle por causa do vento. Bombeiros atuam no combate às chamas e a fumaça forçou o bloqueio do tráfego na BR-101 por cerca de 4 horas nesta quarta-feira

15/01/2020 - 14h57 - Atualizada em: 15/01/2020 - 21h05

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Clarissa
Por Clarissa Battistella
Filas de mais de 7km se formam na BR-101, em ambos os sentidos, devido a fumaça
Filas de mais de 7km se formam na BR-101, em ambos os sentidos, devido a fumaça
(Foto: )

Equipes do Corpo de Bombeiros de São José, Palhoça e Florianópolis atuam nesta quarta-feira (15) para conter um incêndio em uma área de mata no bairro Morretes, em Palhoça. O local está dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, área de conservação que, no segundo semestre do ano passado, sofreu com uma série de incêndios.

O fogo desta quarta teria começado, segundo o Corpo de Bombeiros, de forma acidental. Um integrante de uma casa de recuperação que funciona perto do local teria colocado fogo em palhas e folhas secas. Porém, por causa do vento, as chamas aumentaram e saíram do controle.

Em boletim divulgado às 18h15min pelo Corpo de Bombeiros, a ocorrência se dividiu em dois focos de incêndio durante a tarde: o primeiro foi reduzido e segue monitorado; o segundo está próximo da marginal da BR-101 e as chamas atingiram, também, a estrada que dá acesso a Guarda do Embaú.

O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também ajuda no combate ao incêndio. Os bombeiros orientam que as pessoas evitem queimadas para plantio ou queima de lixo em áreas próximas a vegetação ou terrenos — especialmente em dias secos e com vento.

Fumaça encobre BR-101

Por causa do incêndio e da fumaça densa que invadiu a região da BR-101, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Autopista Litoral Sul precisaram interditar a rodovia no sentido Norte por volta das 15h10min. O trânsito foi bloqueado na praça de pedágio em Palhoça, no Km 241, e foi liberado novamente às 16h. Uma fila de seis quilômetros se formou.

Mais tarde, às 17h, a fumaça piorou e o trânsito precisou ser bloqueado novamente, dessa vez nos dois sentidos: no km 238 do sentido Sul e km 246 no sentido Norte. Por volta das 18h30min, ainda havia interdição. As pistas foram liberadas às 20h10, quando já havia mais de 10 quilômetros de fila em cada sentido.

Trânsito

Sentido Sul: pista liberada às 20h10min no Km 238, com mais de 10km de engarrafamento. Pista segue bloqueada do km 227 ao 238.

Sentido Norte: pista liberada às 20h10min no km 246, com retenção até o km 260.

Trânsito
Fumaça chegou na BR-101 e o trânsito precisou ser bloqueado na praça de pedágio em Palhoça
(Foto: )

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas