Uma atriz virtual, criada por inteligência artificial, tem gerado uma onda de protestos em Hollywood, na Califórnia (EUA), centro da indústria cinematográfica.

Continua depois da publicidade

Tilly Norwood foi digitalmente criada para ser “a próxima Scarlett Johansson ou Natalie Portman”, e chama a atenção de agências de talento que querem representá-la em Hollywood. Ela é produto da Xicoia, empresa que se autodenomina o primeiro estúdio de talentos com inteligência artificial do mundo.

Desde que a produtora e comediante holandesa Eline Van der Velden lançou a futura carreira da personagem digital, Tilly tem sido um dos assuntos mais comentado em Hollywood. Mas não de forma positiva.

A novidade provocou críticas de associações, atores e cineastas, que afirmam que a inteligência artificial não deveria ocupar espaço de destaque na profissão.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da atriz criado por IA

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (30), o sindicato norte-americano de artistas Screen Actors Guild (SAG-AFTRA) afirmou que “a criatividade é, e deve permanecer, centrada no ser humano”.

“Para deixar claro, ‘Tilly Norwood’ não é uma atriz, é uma personagem gerada por um programa de computador treinado com base no trabalho de inúmeros artistas profissionais — sem permissão ou remuneração. Não há experiência de vida para se inspirar, nenhuma emoção e, pelo que vimos, o público não está interessado em assistir a conteúdo gerado por computador desvinculado da experiência humana”.

Van der Velden, fundadora do estúdio de IA Particle6, apresentou Tilly Norwood no fim de semana passado, durante o Zurich Summit, evento paralelo ao Festival de Cinema de Zurique. Ela disse que agências de talentos estavam de olho em Norwood e que ela esperava anunciar uma contratação em breve.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Pablo Brito

Continue lendo por aqui: O que é o “shutdown” adotado pelo governo dos EUA e como afeta o mercado e Como vai funcionar nova regra de entrevista para visto americano que começa a valer em outubro.