O termo parditude ficou em alta nos últimos dias depois de uma polêmica envolvendo a criadora do termo, Beatriz Bueno, e a atriz Camila Pitanga. Na publicação, Beatriz usa a imagem da atriz para fazer uma crítica à classificação racial e ao reconhecimento social desigual.

Continua depois da publicidade

De forma resumida, Beatriz Bueno disse que pessoas mais escuras e com traços associados ao fenótipo negro sofrem mais barreiras e discriminação do que mulheres de pele mais clara e conhecidas como Camila Pitanga.

Para Beatriz Bueno, quando figuras famosas e influentes de pele mais clara se afirmam negras, isso pode confundir pessoas pardas pobres, que não serão vistas ou aceitas como negras no mesmo grau e podem sofrer rejeição, inclusive em políticas de cotas.

O post foi bastante criticado e atacado e recebeu mais de mil comentários. Beatriz ainda teria feito uma outra publicação questionando a paternidade de Camila, mas acabou apagando. A atriz não se manifestou sobre o caso.

Continua depois da publicidade

Quem é Beatriz Bueno

Segundo o site de Beatriz Bueno ela é escritora, pesquisadora, produtora de conteúdo e criadora do conceito de Parditude. Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ela faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidade também na UFF.

Ela criou o termo parditude e usa o perfil nas redes sociais para criar conteúdo sobre o tema com o objetivo de acolher pessoas pardas que, segundo ela, enfrentam exclusão, crises de identidade e injustiças, como rejeições em bancas de heteroidentificação.

Post de Beatriz Bueno sobre Camila Pitanga
Post de Beatriz Bueno sobre Camila Pitanga (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

O que é parditude?

Parditude é um projeto de pesquisa e uma comunidade que busca somar forças ao Movimento Negro, integrando as experiências multirraciais à luta antirracista no Brasil.

Continua depois da publicidade

O objetivo é abordar as especificidades das vivências mestiças, tanto no âmbito subjetivo quanto nas dinâmicas familiares, promovendo uma interseccionalidade que amplie o diálogo e fortaleça a inclusão.

Quem é a atriz que morreu após manter doença grave em “segredo” para poder atuar

Por onde anda a atriz que fez um mega sucesso de Malhação, Isabella Santoni