Alguns dias após deixar a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso anunciou sua aposentadoria durante a sessão plenária desta quinta-feira (9). Barroso, atualmente com 67 anos, estava na Corte há 12 anos. O ministro poderia ficar no STF até os 75.

Continua depois da publicidade

O magistrado foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013, após assumir a vaga de Ayres Britto, que se aposentou à época.

Quem é Luís Roberto Barroso

Nascido no Rio de Janeiro, em 11 de março de 1958, Barroso se formou em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), instituição em que é professor titular de Direito Constitucional.

Tem mestrado na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, doutorado na UERJ e pós-doutorado na Universidade de Harvard. Além disso, é livre-docente.

Continua depois da publicidade

Foi procurador do estado do Rio de Janeiro e assessor jurídico da Secretaria de Justiça fluminense, e é autor de vários livros.

Também lecionou como professor visitante nas Universidades de Poitiers, na França, de Breslávia, na Polônia, e de Brasília (UnB). Ainda também na iniciativa privada, como sócio sênior do escritório Luís Roberto Barroso & Associados, com sedes no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

Entre julgamentos de destaque que participou como advogado, estão a defesa da Lei de Biossegurança, reconhecimento das uniões homoafetivas e interrupção da gestação em caso de feto anencéfalo.

Continua depois da publicidade

Em 2018, foi eleito para seu primeiro biênio como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No mesmo ano, tomou posse como vice-presidente da Corte Eleitoral.

Em 2020, foi reconduzido para mais um biênio como ministro efetivo do TSE e tomou posse como presidente do tribunal, cargo que ocupou até fevereiro de 2022. Enquanto esteve à frente do órgão, foram realizadas eleições municipais.

*Sob supervisão de Pablo Brito

Continua depois da publicidade

Acompanhe a cobertura completa: “Essa é a última sessão de que participo”, anuncia Barroso, emocionado, no STF e Quem deve assumir o lugar de Barroso no STF; veja lista