Todos os caminhos levaram Simone Arrojo à constelação familiar. A atual terapeuta da área conviveu com Bert Hellinger, alemão criador da constelação familiar, por 10 anos, e acabou se tornando uma das referências no assunto, fazendo consultas, palestras, atuando em empresas, para grupos e até para indivíduos. Em março, ela lançou o livro “Destravando seu Futuro”, que busca guiar as pessoas interessadas no assunto a uma jornada espiritual que ela mesma experienciou em um momento difícil da vida.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Simone é moradora de Florianópolis há quatro anos. Natural de São Paulo, a terapeuta teve uma infância recheada por brincadeiras e estudos, mas o que mais a marcou, nessa época, foi a ligação que sentia com o “plano espiritual”.
Um episódio marcante para ela foi quando ela começou a cantarolar uma música em espanhol, que tocava no rádio, embora nunca tivesse ouvido. Na ocasião, os locais evocados na canção a emocionaram. Já mais velha, Simone chegou a viajar até a Espanha, podendo confirmar que aqueles locais imaginados realmente existiam.
A forte ligação acompanhou a docente em constelação familiar na adolescência e vida adulta. Aos 19 anos, ela cursava Letras e trabalhava em uma empresa alemã de tecnologia, em busca de maior estabilidade financeira.
Continua depois da publicidade
A guinada espiritual
A vida, contudo, tinha outros planos para Simone. Aos 22 anos, ela sentiu que recebeu um recado espiritual: “sua vida vai mudar”.
Foi quando, por intermédio do chefe, ela foi enviada aos Estados Unidos e Canadá, para fazer uma pesquisa de mercado para a empresa. Durante esse período da vida, ela se aprofundou muito mais na área terapêutica espiritualista, que já lhe fascinava.
Quando voltou ao Brasil, ela se demitiu da empresa. Já pós-graduada em Eventos e Marketing, Simone foi organizar grandes eventos. Posteriormente, começou a trabalhar com a mãe, o irmão e a cunhada, na empresa recém fundada pelo pai. Enquanto isso, ela lia tarô e trabalhava com neurolinguística, disciplina que aprendeu durante a estadia no exterior.
Foi então que, novamente, Simone sentiu que precisava espalhar a mensagem espiritualista. Ela fez isso por meio de um programa de rádio. Através de contatos do pai, consegui um espaço em uma rádio em São Paulo. A carreira deu certo.
Continua depois da publicidade
— Atuo com comunicação há 30 anos. Já trabalhei na Rádio Capital, na Rádio Tupi, fazendo diversos tipos de programas — conta.
Ao montar o próprio programa de rádio, Simone começava a colocar em prática o sonho de propagar a mensagem de expansão da consciência. Naquela época, ela ainda não estava familiarizada com a constelação familiar.
O início na constelação familiar
Após trabalhar 10 anos na empresa do pai, ela pediu demissão. Foi nessa época que alguns problemas pessoais começaram a aparecer — síndrome do pânico, perdas financeiras e traições — e Simone decidiu se consultar com uma consteladora familiar, que a disse que a raiz dos impasses em sua vida estavam relacionadas com a história do bisavô, com quem a trajetória dela tinha similaridades. Diante da descoberta e dos benefícios que a consulta a trouxe, Simone decidiu estudar para se tornar também uma facilitadora.
Pouco tempo depois, viajou para a Alemanha, onde conheceu o fundador da abordagem terapêutica, Bert Hellinger, tornando-se uma das responsáveis por difundi-la no Brasil.
Continua depois da publicidade
— Eu acho que o grande aprendizado que eu tive com Hellinger foi em um dia em que eu estava levando ele e a esposa, Sophie Gellinger, para algum lugar, e ela disse: “nós já estamos chegando nesse lugar?’ E eu falei “ai meu Deus, eu não sei quanto tempo ainda falta”. Ele olhou pra mim e falou, “calma, o próximo passo virá”. Então, até como facilitadora de constelação familiar, eu sempre espero o próximo passo. Qual é o próximo passo? Se ele ainda não se mostrou, então ainda não é o momento de agir — compartilha.
Destravando seu Futuro
Como tudo que aconteceu de importante na vida de Simone, a ideia de escrever o livro “Destravando seu Futuro” veio a ela por meio de uma voz espiritual. Ela diz que os conceitos complexos apresentados pela constelação familiar ainda são de difícil compreensão, e, por isso, o objetivo dela com a obra é apresentá-los de forma mais simples, para que a mensagem da prática terapêutica seja mais facilmente entendida por todos aqueles que têm interesse, mas às vezes não conseguem acessá-la em sua totalidade.
Nas páginas do livro, Simone diz que ensina como desemaranhar o destino a partir da consciência plena, além de explicar as ordens do amor e qual é o lugar de pertencimento de cada uma; propõe o estado de agradecimento constante a partir do reconhecimento da história dos familiares e aborda o equilíbrio, experiência individual, crescimento, força, sintonia e ação, afirmando que eles passam pela compreensão de que devemos sempre estar a serviço de algo maior para que possamos chegar à vida que queremos ter.
A obra, contudo, não é um mero resumo da teoria e prática proposta pela abordagem terapêutica, trazendo ainda o conhecimento geral da autora obtido em viagens, cursos, na vida de um modo geral e por meio de canalizações espirituais.
Continua depois da publicidade
— Até porque ninguém faz nada só — conclui.
O lançamento do livro em Florianópolis será no dia 2 de abril, às 19h, na Livraria Leitura do Villa Romana Shopping, bairro Santa Mônica.
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Com muito amor ao samba, Teresa Cristina vem à 11ª Maratona Cultural de Florianópolis