Aos 33 anos, William Holz se torna um dos presidentes mais novos da Associação de Joinville e região das Pequenas, Micro e Média Empresas (Ajorpeme). O advogado especialista em direito tributário assume, oficialmente, a gestão de 2026 nesta quinta-feira (5) em um jantar de posse que ocorre na Expoville, na zona Norte da cidade.

Continua depois da publicidade

Veja fotos

Quem é o advogado que assume presidência da Ajorpeme

William começou a frequentar a Ajorpeme ainda na infância. Quando ainda tinha 8 anos, em 1999, ele acompanhava seu pai, Vilson Holz, em alguns eventos da entidade. Na época, Vilson era diretor da Ajorpeme, mas em 2003 se tornou presidente.

Observando seu pai e colegas empreendedores, William conheceu desde cedo o associativismo e sua importância para o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas da região.

— Eu participava desde pequeno das reuniões com o meu pai e eu gostava bastante, porque achava o pessoal muito animado e eu via quantos projetos eram feitos e que impactavam diretamente as empresas. A questão do Simples Nacional, por exemplo, um grupo de contadores juntamente com o meu pai elaborou o projeto e levou até os deputados, plantaram uma ideia lá atrás e colhemos os frutos hoje — relembra William. 

William se formou em direito pela Universidade da Região de Joinville (Univille), em 2015, e possui pós-graduação em direito tributário pela Damásio Educacional e Ibmec.

Continua depois da publicidade

O advogado entrou na diretoria executiva da Ajorpeme em 2022, durante a gestão de Jonas Tilp. Em sua trajetória como membro da diretoria, atuou nas pastas Institucional (duas vezes) e Relacionamento com o Associado e Núcleos (a mais recente). Desde então, se dedica cada dia mais à entidade.

Ainda em 2025, foi eleito em uma votação como o novo presidente da Ajorpeme para a gestão de 2026.

— Ser eleito presidente da Ajorpeme é assumir uma responsabilidade histórica: a de dar continuidade a um legado de mais de 40 anos de conquistas de uma entidade que sempre foi guiada pelo espírito coletivo, pela firmeza nas pautas econômicas e pela capacidade de articulação institucional, fatores que a tornaram uma referência nacional — diz.

Carreira

Além de atuar na entidade, William construiu uma trajetória profissional consolidada como advogado especialista em direito tributário. O profissional é sócio do escritório Holz Cidral & Schulz Advogados, membro da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Joinville, e já atuou como conselheiro do Tribunal Administrativo Tributário (TAT) em SC.