O brasileiro Adolpho Veloso conquistou, nesta quinta-feira (22) uma indicação ao Oscar. Ele concorre a categoria Melhor Fotografia em Train Dreams. O diretor de fotografia ganhou o prêmio de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards.

A vitória no prêmio de críticos consolidou o nome do diretor de fotografia como um dos destaques da atual temporada de premiações e reforçou suas chances em disputas ainda maiores. O filme que tem o brasileiro na produção conquistou mais indicações, contando a categoria de Melhor Filme no Oscar.

Continua depois da publicidade

Estrelado por Joel Edgerton, Sonhos de Trem acompanha a trajetória de Robert Grainier, um lenhador solitário do início do século 20 que lida com o luto e o isolamento em um período de profundas transformações nos Estados Unidos, marcadas pela industrialização e pela expansão das ferrovias. O filme está disponível na Netflix.

Na categoria de fotografia, Veloso superou nomes de peso do cinema internacional, como Claudio Miranda (F1), Dan Laustsen (Frankenstein), Łukasz Żal (Hamnet), Michael Bauman (Uma Batalha Após a Outra) e Autumn Durald Arkapaw (Pecadores), evidenciando o impacto visual de seu trabalho.

Quem é Adolpho Veloso, concorre aos Oscar?

Antes de chegar aos holofotes de Hollywood, Adolpho Veloso construiu uma carreira consistente como diretor de fotografia no Brasil. Assinou projetos como Rodantes (2021), El Perfecto David (2021) e a minissérie Mosquito (2020), além de atuar em produções internacionais, como a série Becoming Elizabeth e o curta American Cancer Story.

Continua depois da publicidade

Seu trabalho também se estende ao universo dos videoclipes, com produções como Ameianoite, de Pabllo Vittar e Gloria Groove. A entrada definitiva no cinema norte-americano veio com o filme Jockey (2021), dirigido por Clint Bentley, com quem Veloso voltou a colaborar em Sonhos de Trem. A parceria nasceu após o cineasta conhecer seu trabalho no documentário On Yoga.

Nas redes sociais, o diretor de fotografia costuma compartilhar bastidores, imagens e vídeos do processo criativo. Após a vitória no Critics Choice, publicou uma foto segurando o troféu e outra ao lado de Wagner Moura, indicado a Melhor Ator por O Agente Secreto e a Melhor Ator Coadjuvante por Ladrões de Drogas, acompanhada da legenda curta e simbólica: “Nada mais importa.”

Você vai querer ler sobre: O NewJeans vai voltar? Entenda as polêmicas e a crise do grupo de K-pop

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Pablo Brito